Alimentação Bem Estar Casa Estilo de Vida Saúde

12 dicas simples para organizar sua rotina e viver melhor

Não querendo ser repetitivas, mas já sendo, queremos te relembrar que hábitos são importantes para a nossa organização – e organização da rotina é importante pra gente conseguir atingir nossas metas e nossos objetivos (além disso, um ambiente e uma vida mais organizada limpa a mente que é uma beleza!!!). E para fixar um novo hábito na sua vida, você precisa de repetição. São pelo menos 20 dias seguidos incorporando o novo hábito  na sua rotina, para sua mente absorvê-lo e quando você menos esperar, vai perceber que ele já é parte da sua vida de uma forma bastante natural.

Nós vamos compartilhar com vocês algumas coisas muito simples que nós incorporamos no nosso dia-a-dia e que, além de nos ajudar na organização, também nos proporciona sensação de bem estar, paz de espírito e uma vida mais leve.

Final de Semana

Tire um dia para organizar sua vida e sua casa, e outro para descansar e relaxar

Não importa se você vai fazer isso no sábado ou no domingo, mas é importante usar este tempo para reorganizar a bagunça da semana, recolocar as coisas no lugar, jogar o lixo no lixo, fazer as compras que precisa pra semana, etc. Não menos importante é o tempo que você usar como a pausa mais do que necessária para recarregar as energias. Muita gente negligencia ou subestima este tempo, mas ele é muito necessário para a nossa saúde mental e não importa se são 2 horas, metade de um dia ou o dia todo, o importante é que você PAUSE.

Recarregue os dispositivos que vai usar na semana

milena-trifonova-0fkT8OJRofQ-unsplash

Todo domingo à noite, uma de nós coloca todos os aparelhos que vai usar na semana pra recarregar. Nós amamos a ideia! Powerbank, celulares, tablet/ipad, fones de ouvido sem fio, etc. Escolha uma hora do dia para deixar tudo carregando.

Organize a agenda da semana

Dê uma olhada na agenda da semana, tanto a pessoal, quanto a do trabalho. Anote os compromissos importantes se achar que vale a pena: pode ser na sua agenda, no seu planner, em um espaço na sua mesa ou no seu mural. Mas, o importante aqui, é você REVISAR a agenda da semana e saber o que está por vir, pra não ser surpreendida pelo aviso de algum compromisso ou reunião 15 minutos antes se ter se preparado pra isso ou, pior ainda, pra não esquecer de algum deles. Fazendo isso, você já sabe onde poderá encaixar aquela reunião ou compromisso de última hora, ou que dia e horário poderá marcar o almoço com sua amiga ou uma consulta no médico. Planejar é otimizar!

Durante a semana

Manhãs:

Tente acordar mais cedo

Não precisa ser tão drástica e acordar às 5:00h da manhã! O corpo da gente não aguenta madrugar, assim. Mas acordar 1h antes (ou, se você for das mais rebeldes, comece com 30 minutos antes) vai te dar mais tempo pra você. Você não vai precisar sair correndo para o trabalho (levando em conta que, se Deus quiser, uma pandemia não será nosso ‘novo normal’) ou para levar as crianças na escola, no curso, ou ir ao médico, ou seja lá o compromisso que você tenha. Você terá tempo antes para ler alguma coisa, tomar um bom café da manhã, caminhar, respirar, enfim: utilizar aquele tempo extra pura e simplesmente para VOCÊ. Nós sabemos que ser mulher nos dá a característica inata de termos pouquíssimo tempo para nós mesmas.

Estabeleça uma rotina de manhã

Escolha duas ou três atividades para fazer de manhã. O objetivo delas? Dar um gás no seu dia, te causar sensação de bem-estar, nutrição mental e psicológica – entre tantas outras. Sabe aquela horinha extra que você ganhou ao acordar um pouco mais cedo? Preencha este tempo com atividades que te façam sentir bem. Algumas dicas:

  • Ler um jornal, uma revista, um livro, um blog (opte por leituras leves!!!)
  • Fazer uma caminhada, ou andar de bicicleta, ou qualquer outro exercício leve e que não te custe muito e te desencoraje a começar
  • Preparar um bom café da manhã (mesmo que você seja do tipo que não coma muito de manhã, tente mudar isso)
  • Escrever, anotar as memórias, os sonhos que teve à noite
  • Tomar sol (dispensável te explicar o quanto isso é importante!)
  • Beber água (idem)
  • Ir ao banheiro (com mais tempo!)
  • Preparar as coisas das crianças

Se você tem 60 minutos de almoço, você tem 60 minutos de almoço. Não almoce em 15 minutos e retorne à mesa do trabalho! Existem várias coisas que você pode fazer para preencher os minutos restantes. Use todo o tempo que dispõe para esta pausa – e tente se alimentar da melhor forma possível. O que a gente come influencia TOTALMENTE em nossa disposição e uma digestão mais leve não vai te causar sonolência após na parte da tarde.

Deixe o celular fora de vista

Nós já escrevemos em nossos artigos anteriores que, quando a gente deixa o celular na mesa de trabalho, tendemos a interromper nossas atividades e mexer neles várias vezes por dia. Isso atrapalha nossa produtividade e também nossa concentração. Você pode achar que a mudança deve ser drástica, mas vai se surpreender com quanto de FOCO e PRODUTIVIDADE vai ganhar com a pequena manobra de tirar seus celulares de vista. Deixe-os em um lugar que seus olhos não o alcancem. Se for importante e urgente, as pessoas vão te ligar.

Se concentre naquilo que está fazendo

Consciência plena é um assunto bem vasto e serve também pra você se perguntar se tem estado concentrada e inteira em suas atividades profissionais. Ou você é do tipo que começa a fazer uma coisa e no meio emenda em outra atividade, para no final perceber que não conseguiu terminar nenhuma das duas?  Múltiplas tarefas não são exatamente o x da questão. O X da questão é você estar absolutamente focada naquilo que está fazendo. E, para isso, opte por um bom gerenciador de tarefas (Trello, Kanban, ou o bom e velho caderno).

Faça pausas

Ficar o dia inteirinho sentada sem levantar nem para ir ao banheiro ou beber uma água só vai te trazer dois problemas: infecção urinária e estresse. O segredo de ser mais produtiva também é fazer pausas estratégicas.

Flexibilizar horários faz bem

Se seu modo de trabalhar te permite sair mais tarde de casa e andar na cidade fora dos horários de pico, pelo amor de Deus, faça isso. Você melhora a sua vida, a vida da sua cidade e se todos que puderem o fizerem, nossa cidade ficará um pouco mais leve pra viver.

Noite

Prepare o dia seguinte

Arrume a mochila das crianças, passe a roupa que for usar, prepare sua bolsa, deixe os remédios de fácil acesso, reabasteça as garrafinhas de água. No entanto, esta parte da rotina não deve tomar toda a sua noite, apenas uma parte dela. A noite também serve para a gente recarregar as baterias pro dia seguinte.

Não coma coisas pesadas, nem coma antes de dormir

Se você nunca parou pra pensar no quanto uma digestão pesada prejudica a qualidade do seu sono, faça isso agora. Opte por uma alimentação mais leve, à noite. Uma salada, uma sopa, alimentos leves, sem gordura, que sejam seus melhores amigos e não o contrário.

Tome uma xícara de chá e leia um livro

Esse ritual nos faz muito bem, mas a principal função dele é desacelerar e preparar nosso corpo e espírito para uma noite relaxante de sono. E não esqueça que não importa se você tem 5 horas pra dormir ou se tem 8, é preciso que durma bem no tempo que tem disponível.

Se quiser saber mais sobre organização, rotinas e técnicas pra uma rotina mais leve e maior qualidade de vida, aqui vão mais textos:

Alimentação com atenção plena

Quarentena e saúde mental

Por que é tão importante reservar um tempo pra não fazer nada?

6 passos pra desempacar a vida

4 coisas pra se sentir maravilhosa – JÁ

Você gostou das dicas? Quer compartilhar alguma coisa que seja parte da sua rotina e te faça muito bem? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: