Discussões

Quem é o preto velho e por que dia 13 de Maio se comemora o dia dele?

Que você saia da senzala

que vos prende no orgulho.

Que abram os grilhões da vaidade

e que sorriam para o céu

como homens e mulheres

verdadeiramente livres!

 

Foto da capa deste post: Eliel Freitas Jr

A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava a libertação dos negros que eram escravizados no país.

Para todas aquelas pessoas foi o fim de um tempo onde só se conhecia a dor (na alma e no corpo), da opressão, da humilhação. Foi o marco que iniciava um tempo novo, de liberdade e autonomia: ainda que dali pra frente, como sabemos, outros desafios se iniciassem, como a busca da própria identidade e a conquista de igualdade e de respeito na sociedade. Afinal de contas, um papel e uma assinatura não mudaram o olhar opressor de todos aqueles “senhores” em suas casas grandes, da noite para o dia.

Muito antes disso acontecer, no entanto, quando negros retirados da África para serem escravizados em diversos países – sendo o Brasil um dos maiores receptores e um dos últimos a libertá-los – a cultura africana desta forma se espalhava pelos outros continentes para onde eles eram enviados. Sua maneira de viver, de cozinhar, de cultuar, de celebrar e também suas crenças e religiões, se espalharam pelos países do mundo e deram origem à muitas manifestações existentes até hoje. Seus seguidores colecionam lutas: a luta para manter a religião viva, e disseminá-la entre as gerações. A luta contra o preconceito, a falta de conhecimento e a ignorância.

Dito isso, ainda assim parece não ser fácil para uma parte das pessoas entenderem o poder que a representatividade tem, assim como a importância que tem a cultura de um povo para sua própria identidade.

Enquanto para algumas pessoas o fato de existir mais de uma religião ser uma característica própria e elementar da pluralidade e diversidade das muitas culturas do mundo, para outras há muita resistência em entender que sua religião não é a única, que sua cultura  não é a única, que seu jeito de pensar não é o único e que seu Deus se manifesta de outras formas, para – em todas elas – levar a mesma mensagem de amor, de compaixão, de humildade e de paz. 

Por isso para nossa equipe, formada por pessoas de todas as religiões e crenças possíveis (inclusive a Católica), encontrar fotos como estas, é uma vitória, um acalento: nelas, as religiões se complementam, se respeitam, se reverenciam. Os líderes se respeitam, porque buscam os mesmos ideais, ensinam e acreditam nos mesmos valores.

 

13 de Maio: Dia de preto velho

Os pretos velhos são as entidades mais queridas da Umbanda, porque trazem as características mais genuínas desta religião: a humildade, a doçura, o olhar acolhedor e livre de preconceito, a sabedoria e o aconchego.

A foto da direita é do Eliel Freitas Jr. A da esquerda, se você souber o autor, nos conta pra darmos os créditos! 

Não por coincidência, além de ter sido o dia da abolição da escravatura, no dia 13 de Maio também é o dia de preto-velho, na Umbanda. Dia de comemorar com festa estas entidades que representam velhos negros e negras, espíritos de antepassados. Velhos escravos que voltam à terra para ajudar as pessoas, e são muito queridos pelos fiéis. No ritual, eles são reverenciados. Os consulentes ajoelham-se diante deles para lhes beijar a mão e receber seus conselhos, porque os pretos e pretas-velhas são encurvados e sua fala, mansa e baixa, tem de ser ouvida de perto. Em alguns casos um “cambono” ou auxiliar fica a seu lado para traduzir para o fiéis o que a entidade está dizendo (fonte: Yvonne Maggie).

Oficialmente, ao contrário do que muita gente pensa, o fato de o dia 13 de Maio ser o dia atribuído aos pretos velhos e também à Nossa Senhora de Fátima, é apenas uma coincidência. Há quem diga que não. Coincidências existem? São duas entidades puras, que pregam o amor, pacientes, doces, benevolentes. Diz-se que a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima teria ocorrido em 13 de Maio de 1917, daí a escolha deste dia em sua comemoração.

Mas a história de Nossa Senhora de Fátima você certamente já conhece. Você sabe quem foi a mãe de Jesus e o que ela representa para as pessoas. Mas e quanto ao preto velho? Fomos pesquisar e escutar alguns amigos que cultuam a Umbanda e conhecem bem este guia.

Ensinamentos em comum

Leandro, 40 anos, estuda a Umbanda há 22 anos. Na sua família toda as duas fés, a Cristã e a Umbanda, são cultuadas. De origem portuguesa, são devotos de Nossa Senhora de Fátima e também estudam a Umbanda e suas entidades – incluindo os pretos velhos. Na visão espírita, os pretos velhos são espíritos de luz, muito evoluídos, que personificam a humildade e o amor. A manifestação dos pretos velhos, através dos médiuns, é parte da religião. Algumas linhas de pensamento dizem que foram escravos enquanto viveram na Terra. Outras, afirmam que são apenas espíritos muito evoluídos que se manifestam na personificação de pretos velhos, para transmitir humildade, paciência e serenidade aos seres humanos e às pessoas que passam em consultas com eles, nos centros espíritas. “Assim como para os brasileiros Nossa Senhora Aparecida é a manifestação da mãe de Jesus e uma entidade muito importante para a Religião Católica, os pretos velhos são uma parte muito importante da Umbanda. Inclusive, não por acaso, alguns pretos velhos, em suas orações, mesclam as referências da umbanda com as católicas, o que também é muito interessante” – diz Leandro.

foi no som do atabaque, foi no momento de dor

pra viver a liberdade bem distante do senhor

Oxalá, Baba Oxum, não quero sangue nem dor.

Adorei as Almas! Salve Pretos Velhos!

Vózinha

1fc061bd7fb33ff1403280e385ccc122

Quem souber o autor da foto, pode contar pra gente!

Ao contrário de Leandro, um pesquisador sobre a religião e sobre os pretos velhos, Manuela, 41 anos, diz que se foca mais na prática carinhosa e simples dos terreiros, quando tem o contato com estes valores que são transmitidos através destas entidades e guias. Ela nos conta que a maioria dos pretos velhos se apresentam como pai, como mãe, como vô, como vózinha. Transmitem simplicidade: remetem à uma pessoa humilde e ao mesmo tempo nos proporcionam o colo carinhoso de um avô ou uma avó.”Quanto tem gira de preto velho, a gente consegue trazer nas memórias a criança no colo de vó, aquela memória que a gente guarda de nossas avós na infância, de nos dar um colo e nos tirar o medo” – ela chega a se emocionar quando nos conta. São acolhedores, simples, guardam uma imensa sabedoria e serenidade, te aconselhando a ficar calma diante das adversidades, a ter paciência e esperar, seu problema vai passar. “Foram eles que trabalharam no meu desenvolvimento mediúnico, as primeiras vibrações que eu tive foram a da minha vózinha, que se apresenta como Vó Maria de Guiné: uma preta velha cuja aparência é aquela clássica mesmo, da vovó negra, gordinha, que puxa uma perninha e anda encurvadinha, que adora o seu cachimbo, adora o `pretinho’, que é o modo como chama o café, acolhe seus filhos sempre abraçando e segurando as suas mãos. Ela pega a gente lá no fundo das emoções, tira de dentro da gente nossos maiores medos e diz: ‘chora, fio, que a vó veio aqui pra levar a sua dor’ – e nos deixa cheios de paz. Os pretos velhos são as entidades mais queridas da Umbanda, porque trazem as características mais genuínas desta religião: a humildade, a doçura, o olhar acolhedor e livre de preconceito, a sabedoria e o aconchego” – conta Manuela, com lágrimas nos olhos.

É um imenso prazer para nós pesquisarmos um pouco desta cultura e nos contagiarmos pelo que eles transmitem – através de seus seguidores. Nós estamos aqui para aprender! E pra contar um pouco destas histórias que nós aprendemos. Pra tentar fazer com que as pessoas derrubem seus muros, escutem mais, acolham mais, respeitem mais.

Hoje é dia 13 de Maio! Dia de Nossa Senhora de Fátima! Dia de preto velho! Eles certamente se reverenciam, de onde se espiam. Façamos o mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: