Bem Estar

4 coisas maravilhosas pra se sentir maravilhosa (já)

(…) estes quatro, têm no combo a comprovação científica. Todos eles farão bem para qualquer pessoa, e farão bem agora mesmo, no momento em que você começar.

Existem muitos mentores espalhados por aí, eu li hoje de manhã enquanto me exercitava. E estou pegando a frase emprestada, pra partir dela e desenvolver meu raciocínio: serão muitos os conselhos sobre a melhor maneira de cuidar da sua mente, durante a quarentena. Nós também demos alguns, aqui. Muitas coisas farão sentido pra você, outras não. E assim seguimos, como tudo na vida, filtrando uma coisa aqui, outra ali e fazendo nosso próprio bololô de coisas que fazem sentido.

Ao longo do tempo nós observamos o que funciona, o que realmente funciona como um trampolim (e muitas vezes este trampolim está de fato no fundo de um poço), o que traz resultados. Comigo não foi diferente. Se você ainda não sabe a resposta para estas perguntas, comece a prestar atenção em você. Para encontrar respostas pra estas perguntas, é preciso encontrar respostas sobre si mesmx.

Eu estava vivendo um drama pessoal na minha vida quando descobri que fazer meia hora de esteira me deixava super animadona. De modo que meu interesse em uma academia não é nem de longe o shape! Hahahahaha!!!! Ou melhor, até é: o shape mental! Se você ainda não sabe o que meia hora de esteira (ou de caminhadas, ou seja lá o que for que você opte) pode fazer com o seu cérebro, te convido a testar! É um game changer.

Foi pensando nisso que comecei a me concentrar em algumas ações para fazer durante o período de confinamento. Não é porque estou presa em casa que minha cabeça tem que estar! O motivo pelo qual estou escrevendo este texto é te falar que há coisas que cientificamente trazem bons resultados. Eu tenho feito duas destas coisas!!!

Uma delas é fazer exercícios físicos. A outra é ler!!! Adicionalmente a estas duas coisas, eu trago mais duas, que também funcionam muito bem: escrever e escutar músicas! Chegamos onde eu queria! Quero compartilhar com vocês minhas 4 coisinhas maravilhosas que deixam meu dia mais feliz e produtivo.

Mexa o Corpo

active-aerobics-beautiful-beauty-917653

Image Source

Exercícios físicos ajudam no combate à depressão (por conta das mudanças químicas que ocasionam em nosso cérebro, dando um boost em nossas endorfinas e serotoninas, as substâncias do bem estar); mantêm o cérebro jovem; ajudam no combate à doença degenerativas e neurológicas; melhoram a memória e o raciocínio, melhoram inclusive a libido. E tudo isso é cientificamente comprovado por estudos como este, este e estes vários artigos e estudos da UFRGS – só pra citar alguns!

Como me conheço e sei quais são os gatilhos que funcionam comigo, acabei comprando uma bicicleta ergométrica (pequena, silenciosa, não ocupa espaço e não incomoda ninguém), porque funciona melhor eu saber que há um aparelho ali que precisa ser usado e no qual investi dinheiro, do que ter que procurar canais fitness no Youtube. Mas faça o que funciona com você! O importante é fazer! Eu te dou três dias pra você começar a se sentir diferente! No mínimo, você sentirá muito mais disposição para fazer as tarefas do seu dia-a-dia, além de dar um boost na cabeça. E se tem uma coisa que a gente precisa, nestes tempos, é dar um boost na cabeça.

Leitura! Leitura! Leitura!!!

woman-sitting-on-chair-using-black-ipad-196649

Image Source

Estes dias eu redescobri o Kindle. Eu juro que não é pra falar dele que eu comecei a falar de leitura (e isso NÃO é um publi), mas preciso admitir o quanto o Kindle me abriu os horizontes! Nele eu posso ler o que quiser, sem ter que carregar o livro físico. Posso ler inclusive durante minha bike. Nele, se não entendo o significado de uma palavra, vejo na hora o que ela significa. Consigo grifar trechos (e eu amo fazer isso). Alem do Kindle, investi em um aplicativo de textos, no qual posso ser tanto leitora quanto autora, o Medium. Ele é pago, mas vale cada centavo! Você consegue favoritar os textos que gostar, escolher os assuntos sobre os quais quer ler, grifar e compartilhar trechos que mais gosta, dos textos que estiver lendo. Hoje cedo, li um texto sobre máximas que mudaram a vida de uma pessoa – ela é professora e escritora. O texto dela incendiou a minha mente! Assim como o dela, vários outros podem realmente fazer a diferença no dia de alguém, no seu dia, te trazendo novos jeitos de enxergar as coisas ou dando dicas (simples ou não) sobre vários assuntos, além das discussões saudáveis. Um aplicativo! Mas o quanto ele está deixando minhas manhãs mais felizes e prazerosas! Só de eu ter trocado Facebook-Instagram-WhatsApp pelas leituras no Medium, pra mim, já valeu a pena.

Seja o que for que você opte para ler, importante é ler! Aprendi estes dias (e está funcionando) que não precisa ser só um livro. Pode ser um de manhã, outro na hora de fazer cocô, outro antes de dormir. Pode ter um dentro do carro (quando a gente puder sair), pode ter um na cozinha, outro do lado da sua cama. Pode ser bula de remédio, um livro de receitas, um artigo, um texto literário, uma biografia, um ensaio, uma letra de música, um livro de poesias, um livro de autoajuda. O importante é botar nossa cabeça pra se exercitar. Leia. Dez minutos por dia, que seja. Depois de 2 semanas fazendo isso, volte aqui pra me contar.

Escreva!!!

person-writing-on-a-notebook-beside-macbook-1766604

Image Source

Vou te contar uma coisa: há pensamentos que não sabemos dizer tão bem quanto saberíamos se escrevêssemos. Vou mais longe: há pensamentos que a gente nem se dá conta que tem, mas que invadem nossa cabeça enquanto estamos escrevendo. Tive um professor que, diante das nossas crises de falta de ideias, sempre nos dizia pra começar. Quando a gente começa, as ideias vêm por conta. Escrever é muito mais benéfico do que a gente pensa que é. É uma ferramenta para organizarmos nossas ideias, para clarearmos nossa mente, para dizermos aquilo que a gente não diria pra qualquer pessoa (ou pra ninguém). Se a leitura conduz a nossa mente para longe, a escrita também faz isso e, ao final de um texto, é comum que nos sintamos leves e com muito mais clareza mental. Aileen Xu, do canal Lavendaire, faz da escrita sua maior aliada. Além das várias ideias de “journals”, ela faz da escrita uma ferramenta importante de autoconhecimento e parte de seus treinamentos e coachings.

A escrita é tão terapêutica que eu consegui resolver uma pendência emocional de 20 anos (leia: ficou 20 anos escondida embaixo do tapete), apenas através da escrita.

O poder dos sons

adult-beautiful-blur-casual-374703

Image Source

Não serei eu a subestimar ou negligenciar o poder do silêncio. Ele obviamente tem seu protagonismo, oxi, se tem! Não tem como alguém morar no lugar onde eu moro e dizer que o silêncio não é importante! No entanto, o som pode ser também bastante terapêutico. Seja qual for o estilo de músicas que te agrade – e eles são infinitos – ele pode ser um grande parceiro quando você precisar distrair a mente e evitar que os pensamentos sigam por um caminho errado. Faço pouquíssimas coisas sem música. O silêncio é uma busca. Mas a música me nutre. Tenho escutado podcasts pela manhã, durante meus exercícios (e quantas são as situações em que eles são uteis! No trânsito, no banho…). Mas também gosto de escutar minhas playlists no Spotify (criei uma para cada estado de espírito). Gosto de Hertz Frequency (use fones de ouvido). Sempre que penso no quanto a música é benéfica, me recordo de um médico que eu frequentava, que escutava músicas clássicas enquanto atendia seus pacientes. Eu nunca mais me esqueci daquelas consultas (e isso já fazem muitos anos), por causa do que eu sentia assim que entrava em seu consultório. Não por acaso, a música também é um elemento crucial em meu processo criativo, na escrita. Tenho, inclusive, uma playlist para cada trabalho que faço. Muitas vezes uma música me inspira um texto, ou um texto me lembra uma música. A música faz parte da minha vida, do meu bem estar, assim como o silêncio também faz. Não subestime o poder de nenhum deles!

Como eu disse no começo do texto, são vários os conselhos. Mas estes quatro, têm no combo a comprovação científica. Todos eles farão bem para qualquer pessoa, e farão bem agora mesmo, no momento em que você começar. Não é como um remédio que só fará efeito algumas horas depois, ou depois de muito uso. Não é como uma terapia que dá resultado depois de certo tempo. Tente qualquer uma destas ações acima e colha os seus frutos – fáceis e democráticos – instantaneamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: