Relacionamentos

Garanta a saúde do seu relacionamento com estes 5 passos

Nunca me esqueço de uma coisa que uma pessoa me disse uma vez: a intimidade é uma merda. Ao mesmo tempo que isso é meio drástico, não deixa de ser uma realidade! Que bom seria se conseguíssemos manter todas as borboletas que sentimos em nosso estômago desde o começo de um relacionamento. Mas o fato é que com o tempo e com a rotina, os relacionamentos precisam de um “banho de loja”. É certo que a tendência é que o amor aumente, assim como a cumplicidade. Mas, relacionamento é como massa de pão. Se você não amassear bem, endurece (risos).

Por isso conversamos com alguns casais e sobretudo com mulheres, perguntando o que acham que precisa ser cultivado a longo prazo para que se fortaleça um relacionamento. Reunimos as 5 respostas mais comuns que todas deram, não estão em ordem de importância:

  1. Compartilhe o que você pensa e sente

Pode parecer óbvio, mas não é. Em um relacionamento duradouro, você meio que se baseia naquilo que sabe sobre a pessoa que está com você, pra trilhar o caminho de vocês, juntos. Se a pessoa está infeliz ou insatisfeita com alguma área de sua vida e não divide isso com você, uma hora isso vai estourar – e vai te atingir. Isso pode ser irreversível. E o estrago pode ser grande. Se você não está feliz e não diz para a pessoa que está com você que algo está errado, vai ficar criando este monstrengo dentro de você até que ele fique insustentável. Quando finalmente  a outra pessoa ficar sabendo, pra você já não terá mais volta. O lado bom de se abrir e confidenciar coisas que muitas vezes não são fáceis de serem ditas, é que com o esforço do casal, tudo pode ser revertido.

2. Vocês não nasceram grudados. Tenham seus programas individuais!

Sim: você ter seus programas sozinha, com suas amigas, com sua família, com você mesma, é bom para o seu relacionamento – e o contrário é verdadeiro, mocinha! Seu parceiro (ou parceira) também precisa ter os programas dele (a): o churrasco com os amigos do trabalho, o futebol de sexta, o rolê de bike, o happy-hour. Se vocês não se permitirem ter suas vidas e rotinas próprias, o que fariam se um dia o relacionamento acabasse? Não é só isso: é saudável para o relacionamento vocês passarem um tempo separados, e não fazerem tudo sempre-toda-hora juntos. Quando se reencontram, tem histórias para dividir, desfrutam melhor do tempo juntos, curtem a saudade que estavam um do outro, etc. Isso de casal que está sempre grudado é coisa do passado e definitivamente não é saudável para um relacionamento. Mas preste atenção: não vale liberar o moço e transformar a vida dele e a sua num inferno por conta de insegurança e ciúmes. Né?

3. Confiança total e irrestrita

Não tem muito o que falar sobre este item. Se você não confia em quem está com você, então não vale a pena estar com ele. Simples assim! Isto sem falar que falta de confiança além de ser o brochante mais poderoso que existe, também denuncia INSEGURANÇA de quem sente. Confie nele (a). Ele (a) vai se sentir envaidecido (a) e privilegiado (a) por estar ao lado de uma mulher tão madura e segura de si.

4. Apimente o sexo

Teste coisas novas, surpreenda a outra pessoa – e à si mesma. Ah, e outra coisa: exija esforço igual do outro lado também. Queira mais. Peça pra fazer o que você sempre teve vontade. Ensine-o (a) a te tratar como você merece e deseja ser tratada. O esforço de elevar a experiência sexual de vocês dois deve ser dos dois.

5. Faça planos.

Comprar uma casa nova. Adotar um cachorro. Ter um filho. Cultivar uma horta. Abrir um café. Fazer uma viagem. Qualquer que seja o plano, eventualmente é bom que vocês tracem pequenos projetos juntos – ou grandes projetos. Eles fazem os olhos de vocês brilharem e aquecem o coração. E depois de conquistada a meta, a cumplicidade e confiança entre vocês dobrará de tamanho. É super legal quando realizamos nossos sonhos sozinhas. Mas é muito mais incrível quando fazemos isso ao lado da pessoa que  a gente ama.

Sentiu falta de alguma dica? Conta aqui pra gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: