Alimentação Saúde

Mindful Eating: Comendo com Atenção Plena

Muito tem se falado atualmente sobre o Mindful Eating e muitas pessoas já estão ligando a prática à algum tipo de dieta ou nova forma de emagrecimento; é preciso ter em mente que o Comer com Atenção Plena é comer de uma forma não julgadora, baseada em evidências, que sim, está na moda, mas não é modismo: é uma filosofia pautada em saúde e bem-estar. Não é uma dieta com regras, receitas ou cardápios.

“Mindful Eating ou comer com atenção plena é comer com atenção, sem julgamento ou crítica às sensações físicas e emocionais despertadas durante o ato de comer, é o comer envolvendo todas as partes do corpo, mente e coração, na escolha e preparo da comida, bem como no ato de comê-la em si. Envolve todos os sentidos, nos conecta aos nossos sinais internos de fome e saciedade. Comer com atenção plena é muito mais complexo do que simplesmente comer devagar, prestando atenção ao que está comendo.”

 

Para comer com atenção plena é preciso acreditar no nosso “nutricionista interno”. Nosso corpo é preparado para identificar os momentos de fome e os momentos em que se sente saciado, acabamos perdendo essa ligação com o corpo e mente devido o ambiente que vivemos, trazendo expectativas, regras, planos, preocupações. Um exemplo disso é a páscoa: vemos tantos ovos pendurados no mercado e muitas vezes compramos um sem ao menos raciocinar, muitas vezes você foi ao mercado comprar qualquer outra coisa, mas por conta de exposição acaba levando também o ovo de páscoa.

Há também a questão do tamanho das porções, tudo o que vamos comer é grande, pipoca grande, refrigerante grande, vemos um boom de promoções para a aquisição das porções maiores, muitas vezes levamos somente pele preço e nem nos preocupamos se realmente estamos com fome para ingerir aquela quantidade.

Alguns passos para comer com atenção plena:

  • Desacelere, coma devagar, faça uma pausa antes de começar a comer;
  • Faça do horário das refeições uma prioridade, não coloque muitas atividades para serem feitas durante seu horário de almoço e/ou jantar;
  • Reflita sobre como você vai se sentir após comer;
  • Evite repetir;
  • Coma com atenção, o comer distraído aumenta a ingestão alimentar no momento e nas refeições subsequentes;
  • Ponha a mesa, trate-se como um convidado;
  • Coma sem culpa;
  • Se pergunte antes de comer: “Estou realmente com fome?” “Essa fome é física ou emocional?” “O que irá me saciar?” “Quanto eu coloco no meu prato? “
  • Seja um observador de si mesmo.

Pratique atenção plena para que ela se torne um hábito!!

Não esqueça: “Make progress, not perfection.”

Você precisa de acompanhamento ou quer conversar sobre Nutrição? Entre em contato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: