Alimentação, Sem categoria
Deixe um comentário

Mindful Eating: Comendo com Atenção Plena

Muito tem se falado atualmente sobre o Mindful Eating e muitas pessoas já estão ligando a prática à algum tipo de dieta ou nova forma de emagrecimento; é preciso ter em mente que o Comer com Atenção Plena é comer de uma forma não julgadora, baseada em evidências, que sim, está na moda, mas não é modismo: é uma filosofia pautada em saúde e bem-estar. Não é uma dieta com regras, receitas ou cardápios.

“Mindful Eating ou comer com atenção plena é comer com atenção, sem julgamento ou crítica às sensações físicas e emocionais despertadas durante o ato de comer, é o comer envolvendo todas as partes do corpo, mente e coração, na escolha e preparo da comida, bem como no ato de comê-la em si. Envolve todos os sentidos, nos conecta aos nossos sinais internos de fome e saciedade. Comer com atenção plena é muito mais complexo do que simplesmente comer devagar, prestando atenção ao que está comendo.”

 

Para comer com atenção plena é preciso acreditar no nosso “nutricionista interno”. Nosso corpo é preparado para identificar os momentos de fome e os momentos em que se sente saciado, acabamos perdendo essa ligação com o corpo e mente devido o ambiente que vivemos, trazendo expectativas, regras, planos, preocupações. Um exemplo disso é a páscoa: vemos tantos ovos pendurados no mercado e muitas vezes compramos um sem ao menos raciocinar, muitas vezes você foi ao mercado comprar qualquer outra coisa, mas por conta de exposição acaba levando também o ovo de páscoa.

Há também a questão do tamanho das porções, tudo o que vamos comer é grande, pipoca grande, refrigerante grande, vemos um boom de promoções para a aquisição das porções maiores, muitas vezes levamos somente pele preço e nem nos preocupamos se realmente estamos com fome para ingerir aquela quantidade.

Alguns passos para comer com atenção plena:

  • Desacelere, coma devagar, faça uma pausa antes de começar a comer;
  • Faça do horário das refeições uma prioridade, não coloque muitas atividades para serem feitas durante seu horário de almoço e/ou jantar;
  • Reflita sobre como você vai se sentir após comer;
  • Evite repetir;
  • Coma com atenção, o comer distraído aumenta a ingestão alimentar no momento e nas refeições subsequentes;
  • Ponha a mesa, trate-se como um convidado;
  • Coma sem culpa;
  • Se pergunte antes de comer: “Estou realmente com fome?” “Essa fome é física ou emocional?” “O que irá me saciar?” “Quanto eu coloco no meu prato? “
  • Seja um observador de si mesmo.

Pratique atenção plena para que ela se torne um hábito!!

Não esqueça: “Make progress, not perfection.”

Você precisa de acompanhamento ou quer conversar sobre Nutrição? Entre em contato!

Este post foi publicado em: Alimentação, Sem categoria
Etiquetado como:

por

Nutricionista, paulistana, que acredita em uma alimentação prazerosa e que ama comer! Apaixonada por corrida de rua e natação, natureza, viagens, estar ao lado das pessoas que ama, passeio no parque, bons livros e vestidinhos fofos! ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s