Passeios
Deixe um comentário

Paris como um parisiense

Image: @mattglm (via Unplash)

Por Bel Sliominas

Este post inaugura uma série de conteúdos maravilhosos sobre esta cidade que divide opiniões : PANAME 😉

Paris GIF - Find & Share on GIPHY

Estou à 8 meses morando em Paris e já tenho muitas histórias para contar e dicas para você que quer ser um « quase-local »…

Eu entendo perfeitamente a necessidade em tirar a foto clichê em frente à Torre Eiffel (confesso que de vez em quando eu faço também), mas existem bairros, ruas e lugares secretos, sem tanta concorrência e simplesmente incríveis que vale anotar, pra sua próxima visita. Pensando nisso, pensei em 10 passos em como ser um quase-local em Paris. Bora lá?

1) INSTAGRAME
Abra o Instagram e procure as hashtags #paris ou #parissecret e olhe os resultados que te agradam na timeline. Você vai se surpreender com a quantidade de lugares que vai encontrar para visitar e que ainda nao conhece, fora do circuito turístico. Ver fotos de um restaurante, uma rua charmosa, um museu diferente, tudo sob o olhar de terceiros pode ajudar nessa busca. Depois é só anotar e #partiunovoendereço 😊

2) SE APROXIME DOS LOCAIS
Pergunte para o host do AirBnb ou o recepcionista do hotel/hostel onde você está hospedado aonde eles almoçam, qual restaurante eles recomendam com preço honesto, qual lugar eles consideram interessante visitar, onde eles vão aos domingos. Quando for a um restaurante e se tiver abertura, converse também com o garçom, eles sempre tem ótimas dicas. Não fique com medo dos locais.

3) TRANSPORTE PÚBLICO SIM !
Esqueça taxi, translado de hotel e UBER em Paris . Parisiense anda de transporte público sim e prioriza o metrô para ir e voltar do trabalho. Temos até o « metro, boulot, dodo », que brinca com a dura rotina de um parisiense que é viver dentro do metrô pra ir pro trabalho e voltar pra dormir, rs. Dica: Aproveite o metrô com prazer, com 14 linhas que cruzam a cidade inteira, algumas são interessantes como a estação Abbesses, a mais profunda de Paris com 36 metros abaixo do nível do sol. Andar à pé é outra alternativa muito usada pelos locais e um presente para encontrar ruas charmosas pelo caminho. E também o Vélib, as famosas bicicletas parisienses espalhadas pela cidade (pra esse vale um post dedicado).

Paris GIF - Find & Share on GIPHY

4) FIQUE EM UM ARRONDISEMENT ATÍPICO
Ao invés de pagar os olhos da cara em uma hospedagem em hotel/hostel na esquina da Torre, que tal olhar para os arrondissements nem tão baladados ? Como todas as outras cidades turísticas do mundo, os locais não moram no centro e acabam migrando para os bairros no entorno por conta da gentrificação. Ou seja, quando você escolhe ficar do lado da Champs Elyssées, pode ganhar em outros aspectos mas dificilmente enxergará a verdadeira vida local. Cada arrondissement de Paris tem sua própria característica e é enriquecedor conhecer aos poucos cada um. Além de todos esses motivos, você pagará mais barato se hospedando longe de uma atração turística.

5) ALMOCE COMO UM PARISIENSE
O parisiense vai comprar uma salada ou sanduíche e sentar em uma pracinha durante a pausa do trabalho, mas também irá à um restaurante desfrutar uma refeição completa de entrada+prato+sobremesa, valorizando o ritual da refeição. A dica aqui é fugir dos restaurantes que possuem várias bandeiras no cardápio do lado de fora, pois quer dizer que ele é turístico e serve um pouco de tudo para agradar todas as nacionalidades. Procure os restaurantes fora da curva, com as famosas formules, onde você almoça barato com um cardápio fechado, geralmente numa faixa de 15 euros (depende). Os parisienses aos finais de semana compram produtos frescos e vão fazer picnics nos parques da cidade, e aí meus caros, a lista é gigante e vale um post só para falar disso.

Disney Pixar GIF - Find & Share on GIPHY

6) NÃO DEIXE DE IR NAS FEIRAS DE RUA
Paris é naturalmente uma cidade com inumeros feiras. Algunbs mercados de rua são especializados, como o Marché de Saint Ouen, apenas com objetos antigos. Indico também o Marché des Enfants Rouges e Marché d’Aligre. É maravilhosa a experiência de ver os produtos locais fresquinhos, a movimentacão de das pessoas com suas sacolas, as negociações e degustações. Neste site você encontra todos os marchés existentes em Paris.

7) CORRA DOS MUSEUS DE TODO MUNDO
Paris é a capital da cultura e possui uma lista imensa de museus incríveis. O Louvre é imenso e recomendo a visita mas precisa-se de dias de dedicacão para a empreitada. Existem outros museus igualmente bons, como o Musée Rodim, Musée de La Vie Romantique, Musée de Arts Forain, Petit Palais, Maison de Victor Hugo, ou Dali em Montmatre,que não são concorridos e você não faz fila para entrar. Vale a pena se jogar nos museus fora da curva.

Photobucket GIF - Find & Share on GIPHY

[Você, quando perguntarem se foi ao Louvre…]

8) APENAS OBSERVE
Essa é obrigatoria: escolha um entre os milhares de cafés ou brasseries parisienses, peça uma bebida e apenas observe as pessoas passarem. Um verdadeiro parisiense está sempre nos terrasses, mesmo no frio de -5.

Focusworld GIF - Find & Share on GIPHY

9) VÁ À UM PARQUE
É quase um inconsciente coletivo : os parques estão espalhados pela cidade e são encantadores e gratuitos. Esses dois adjetivos fazem com que nq primavera e verão os parques fiquem abarrotados de parisiensinhos sedentos por sol, vinho rosé e ar livre para fumar muito (brincadeira). Posso indicar vários : Jardin de Tulleries, Parc Morceau, Buttes Chaumont, Bois de Bologne, etc e etc e etc

10) VIVA AS MARGENS DO RIO SENA
O Rio Sena é praticamente uma extensão de um verdadeiro parisiense. A vista é estonteante, bate um ventinho agradável do Rio, é também gratuito, é limpo, é lindo, é tudo de bom. Apenas vá, seja para andar, comer, namorar, andar de bicicleta, ler, etc.

Paris GIF - Find & Share on GIPHY

UFA !
Humor à parte, eu sinto que nós, brasileiros, ficamos muito preocupados em fazer o « ckeck » em todos os lugares turisticos e não temos o prazer de desfrutar com calma os detalhes dessa cidade tão linda.

É preferível aproveitar um momento de paz que irá ficar na sua memória para sempre, que fazer um roteiro pensando apenas no que todo mundo faz ou vai. Viajar trará uma recordação muito particular em cada um nós e eu sou sempre favorável ao novo, desconhecido e LINDO – E em Paris, isso não é difícil !

Você tem uma dica de como ser um parisiense ? Conta pra nós !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s