Criatividade, Sem categoria
Deixe um comentário

[Criatividade] Flat Lay: você sabe o que é isso?

Há tempos que eu estou curtindo muito uma tendência em fotografia, especialmente “food & still photography”, que é a Flat Lay. Na real, há pouco tempo atrás eu nem sabia que este jeitinho de fotografar as coisas de cima, tem um nome. Pois é, este nome é Flat Lay e vou explicar o que é e de onde veio:

O primeiro Flat Lay surgiu em 1987, sob a forma de knolling, um método engenhoso de organização primeiramente desenhado por Andrew Kromelow, um faxineiro na loja de móveis Frank Gehry. Ele pegou as coisas que ele encontrou jogadas ao redor da loja e as organizou sobre uma superfície plana em ângulos de 90 graus. O método knolling decolou em 2009 quando o escultor Tom Sachs adotou a forma de arte e cunhou a frase “ABK — Always Be Knolling”. Desde então, o método gerou fotografias em Flat Lay, oferecendo uma abordagem mais flexível ao princípio geral: objetos organizados em uma superfície plana. (Fonte: Inspi)

A psicologia por trás disso é – provavelmente – nossa mania e afeição por guardar coisas e pela disposição harmônica das coisas, a beleza da ordem. Tudo o que serve para organizar informações (ou coisas) em ordem, a gente adora. Faça o teste: Você adora listas, caixinhas, murais e provavelmente quando você era criança você adorava colocar as coisas no lugar, encaixar peças, etc. É por isso que quando você olha fotografias como esta, sente uma vontade louca de salvá-la em uma das suas pastas no Pinterest! 🙂 (eu faço isso)

Esta tendência atualmente é muito usada nas redes sociais, por fotógrafos, para gastronomia, arte, fotografia e muito mais. O mais interessante é que não existe um beabá, o certo e o errado. Você pode usar qualquer superfície, pode usar a luz natural e pode montar e desmontar um cenário até ele encantar aos seus olhos. No fim das contas, é pra isso que a criatividade serve – para encantar as pessoas.

Todas as três fotos foram encontradas em buscas no Pinterest. As próximas foram projetos inspirados nesta tendência e também no trabalho da fotógrafa Christina Greve, uma especialista em food & still.

img_2482img_2479

Quer tentar? Use a hashtag #ladybusybee para mostrar pra gente, lá no Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s