Entretenimento, Sem categoria
Deixe um comentário

Programação Cultural para Fevereiro em ÉssePê

Source

Ok, as festas já passaram, o ano já começou e se você curte a vida cultural paulistana já pode começar a se planejar porque tem bastante coisa legal acontecendo!

Nós fizemos algumas pesquisas no Catraca Livre pra indicar algumas delas pra você! Anota aí!

Teatro

Musical: Roque Santeiro

É isso mesmo! Se você – assim como eu – também é fã desta história, pode comemorar! Escrita por Dias Gomes (1922-1999), a trama, que ganha direção de Débora Dubois e trilha assinada por Zeca Baleiro, faz uma sátira à política e à exploração da fé.

A história se passa na fictícia cidade de Asa Branca, onde os moradores acreditam que Roque, que virou mártir ao morrer tentando defender sua cidade de bandidos, realiza milagres na região.

A peça está rolando desde o dia 27/01/2017 no Teatro Faap.

14853700815888f2e142885_1485370081_3x2_md

Foto: João Caldas (Divulgação)

Sesc homenageia João Ubaldo Ribeiro (fonte: Catraca Livre)

Entre os dias 2 de fevereiro e 9 de março, o Sesc Consolação presta uma homenagem ao escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro com o programa Contextos Literários, que une bate-papo, exibição de filme, oficina e teatro na programação. Entre os dias 18 e 26 de Fevereiro, A Casa dos Budas Ditosos, dirigida por Domingos de Oliveira, com Fernanda Torres, será reapresentada no Sesc Anchieta. O preço está bem bacana! Veja programação completa aqui.

Foto: Veja São Paulo (Divulgação)

Satyros reestréiam ‘Os 120 Dias de Sodoma’, de Marquês de Sade

Entre os dias 27/01 e 31/03, a Cia. Os Satyros reapresentam “Os 120 Dias de Sodoma”, inspirada em uma das obras mais polêmicas do Marquês de Sade (1740-1814).

A partir da relação entre a novela de Sade e a atual situação político-social brasileira, a montagem revela os planos de quatro poderosos libertinos franceses que pretendem organizar uma orgia durante 120 dias. O texto se passa algumas décadas antes da Revolução Francesa. Para realiza o deboche, os aristocratas raptaram oito belos meninos, oito formosas virgens, oito “fodedores”, três contadoras de histórias, além de várias damas de companhia, servas e empregados.

A obra de Sade foi escrita em 1785, quando o autor francês estava preso na Bastilha. O manuscrito original foi feito com letra miúda, em um rolo de papel de 12 metros de comprimento. A direção da montagem é assinada por Rodolfo García Vázquez. O espetáculo “Os 120 Dias de Sodoma” integra a “Teatralogia Libertina” da Cia. Os Satyros, uma sequência de adaptações de obras de Marquês de Sade. As outras partes da série são: “A Filosofia na Alcova”, “Julitte” e “Justine”. Saiba mais.

(Fonte: Catraca Livre e foto: André Stefano)

Auditório Ibirapuera – Programação de Fevereiro

Entre os dias 3 e 19 de fevereiro, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer apresenta uma programação com muitas atrações culturais, entre apresentações musicais, lançamentos de discos, shows autorais e instrumentais, assim como espetáculos.

Dentre estas atrações, o destaque fica por conta da IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro que, dentre os espetáculos, apresenta a peça “O Duelo”, baseada no romance do escritor russo Anton Tchekhov, com participação da atriz Camila Pitanga – e que possui apresentação em libras. Além da apresentação do primeiro disco da banda instrumental Nômade Orquestra.

Confira a programação completa.

(Fonte: Catraca Livre)

 

Peer Gynt no Sesi

Inspirado na peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906), o poema dramático Peer Gynt, com direção e adaptação de Gabriel Villela, ganha uma nova temporada no Teatro do SESI-SP, no Centro Cultural Fiesp/Ruth Cardoso, entre 22 de fevereiro e 19 de março, com sessões de quarta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. A entrada é gratuita e deve ser feita a reserva de ingressos pelo site Meu SESI.

Por que você tem que ver?

Os figurinos e adereços multicoloridos da encenação foram criados pelo próprio Villela, com tecidos, enfeites e máscaras trazidos de países da Europa, da Índia, do Peru e de aldeias indígenas brasileiras. Cada acessório representa vários momentos da trajetória do protagonista. Já a trilha sonora evoca marchinhas de carnaval e o rock n’ roll do Queen, The Doors e Beatles, que empresta as canções “All You Need is Love”, “Help”, “Lucy in the Sky With Diamonds” e “Yellow Submarine”. Todas as músicas são interpretadas pelos próprios atores.

A montagem recebeu importantes prêmios do teatro paulista, como o 3º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, ao Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e Aplauso Brasil 2016.

peer_gynt_-_joao_caldas4

(Foto: João Caldas, divulgação. Fonte: Catraca Livre)

Outros

Circo nos Parques

Prepare-se para a temporada de circulação da Noite da Rose, que leva apresentações circenses a diversos locais de São Paulo. A programação de fevereiro contempla parques das zonas sul e leste em dois finais de semana: dias 4, 5, 11 e 12 e a entrada é gratuita.

Os locais escolhidos para receber as performances são o CERET, o Parque da Independência, o Parque do Piqueri e o Parque do Ibirapuera (sempre às 16h), respectivamente.

No roteiro de apresentações, estão previstos música ao vivo com Cabaré 3 Vintens, habilidades circenses como os malabares de Mauro Cosenza e Jorge Ribeiro e o duo acrobático Alessando Coelho e Debora Ishikawa, além de palhaçaria e a condução dos mestres de pista Pambazos Bros.

O projeto foi contemplado pelo Edital Xamego de Apoio ao Circo para a cidade de São Paulo.

Confira os locais de circulação da Noite da Rose em fevereiro:

4 de fevereiro, às 16h: Ceret – Centro Esportivo, Recreativo, Educativo do trabalhador (Anália Franco/Tatuapé)

5 de fevereiro, às 16h – Parque da Independência

11 de fevereiro, às 16h – Parque do Piqueri

12 de fevereiro, às 16h – Parque do Ibirapuera

14115027_1261728250538453_216953779463304885_o

(Foto: Noite da Rose e fonte: Catraca Livre)

Fotografia

Entre os dias 31 de janeiro e 24 de fevereiro, a Anexo Millan recebe a mostra “Nósoutros“, do fotógrafo paulistano Bob Wolfenson, que reúne imagens que expressam as mais variadas identidades humanas. A mostra é composta por 28 trabalhos realizados ao longo de quatro anos, em cerca de 15 diferentes cidades do mundo, em esquinas, cruzamentos e faixas de pedestres.

A exposição fica em cartaz de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h, com entrada gratuita.

Fonte: Catraca Livre e foto de divulgação.

Mostra de Cinema Francês no CCBB

Entre os dias 1º e 27, Jean Renoir é homenageado em mostra de cinema que exibe 30 de seus filmes, além de dois documentários sobre o cineasta francês, na retrospectiva A Vida Lá Fora: O Cinema de Jean Renoir. Esta mostra celebra a obra do diretor 38 anos após seu falecimento. As sessões acontecem diariamente (com exceção das terças-feiras) no CCBB com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia).

“O maior cineasta do mundo? Pra mim, ele é francês e se chama Jean Renoir” 

(Charles Chaplin)

Quem foi Jean Renoir?

Filho do pintor Auguste Renoir, Jean imprimiu sensibilidade visual e apreço pela vida (tal como ela é vivida) digna de seu pai à sétima arte – entre os primeiros experimentos com a vanguarda, os filmes de pequenos e grandes orçamentos, o realismo, o cinema moderno e Hollywood.

Alguns dos clássicos exibidos são “A regra do jogo”, “Madame Bovary”, “French Cancan” e “O crime do monsieur Lange”, entre outros.

Ainda são realizados um debate e um curso intensivo de três encontros. O debate acontece no dia 16 de fevereiro, às 20h, com a presença dos críticos de cinema Inácio Araújo, Filipe Furtado e o curador da mostra, Júlio Bezerra. Saiba mais informações sobre a mostra aqui.

Source

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s