Estilo de Vida, Sem categoria
Deixe um comentário

[DIY]: Meu Relicário de Resoluções de Ano Novo

Ei, você, que vem nos acompanhando há um tempinho e notou que demos uma sumida… te peço perdão! Nos demos umas férias – até pra que o descanso e as vivências nos trouxessem inspirações no sentido de trazer um conteúdo especial pra você, que nos acompanha. Mas nós estamos de volta!

Antes de mais nada, feliz ano novo pra você!

E falando em ano novo, não tem jeito – a gente pensa em promessas de ano novo. Coisas que nós queremos mudar na nossa vida. Eu publiquei um texto há um tempo atrás dizendo que nós podemos fazer esta ruptura a qualquer momento, não precisamos esperar o dia 31 de Dezembro para revisar o que é velho e desejar o que é novo. Mas se você não tinha feito isso até agora, bóra aproveitar né???

Pensando na marmotagem que é este assunto de promessas na minha vida (eu nunca cumpro), este ano eu pensei em fazer a coisa de um jeito diferente. Deixá-las à vista, pra que eu possa acompanhá-las. Eu não cumpro porque não acompanho e não acompanho porque as perco de vista. A vida vai nos engolindo e vamos nos esquecendo, dia após dia, do que é essencial pra nós (e isso é assunto pra longas conversas e reflexões). Portanto, eu inventei um pote de resoluções.

img_1880

Como funciona?

No primeiro dia do ano eu pensei em tudo o que me cansa e precisa mudar na minha vida e fui fazendo papéizinhos, como se fosse um amigo secreto. Eu dobrei cada um deles e coloquei dentro de um pote de vidro (assim eu posso ver os papéis) – mas poderia ser qualquer outro pote.

A idéia é tirar um papel por semana e na semana seguinte só tirar outro papel se você já tiver cumprido com a resolução anterior. Se você quiser realmente incorporar este novo hábito na sua vida, o ideal é dar um espaço de duas semanas entre uma resolução e outra e colocar “o papelzinho” em prática todo o santo dia.

Na medida em que você vai conseguindo colocar a teoria em prática, pode pegar outro papel. Se chegar em um momento em que não tiver mais nenhum papel dentro do pote, você pode fazer uma revisão do que já foi feito ou escrever mais, outras idéias, outras resoluções: expansões.

E se tiver alguma dificuldade com algum deles, não tire outro até que esta dificuldade seja superada.

Olhando na foto, não tem segredo! É só pegar um potinho bonitinho, colocar os papéis cortados dentro, cada um deles sendo uma nova resolução para sua vida. Sorteie um por semana ou por quinzena, comprometa-se em colocar em prática suas resoluções e acompanhá-las. Como li estes dias e até anotei:

“É preciso atenção concentrada, criatividade prática, em uma fonte de energia de longo prazo para mudanças no sistema e para garantir que a mudança esteja bem enraizada em instituições e culturas”. 

Como Mudar o Mundo – David Bornstein

Fazendo um paralelo do macro para o micro, ou seja, de fora pra dentro, usamos esta mesma prática na hora de se concentrar nas mudanças internas: concentração, criatividade e comprometimento para que não sejam só promessas e estejam tão enraizadas em nós a ponto de se tornarem novos hábitos.

O que faz com que este texto e esta idéia não seja só um DIY bobinho. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s