Estilo de Vida, Sem categoria
Deixe um comentário

Minha Experiência com o Air BNB: saiba como funciona e por que ele é sensacional!

Eu estava prestes a sair de férias, escutava todo mundo falar sobre o Air BNB e não fazia idéia do que era e como funcionava. Se você também não faz, vou te explicar tudinho!

O Air BNB é um portal onde pessoas como eu e você, que acreditam na coletividade e gostam de interagir e conhecer gente nova, oferecem ou sua propriedade inteira ou um quarto ou suíte. Isso no mundo inteiro, porque o Air BNB é tipo o Uber, que tem em todos os lugares. Então você vai encontrar gente legal compartilhando seu espaço aqui, na Indonésia, nos Estados Unidos, nas Ilhas Maldivas, em qualquer lugar do planeta (acho eu). E os espaços podem ser desde uma suíte com entrada privativa até um bangalô, uma casa de madeira nas montanhas ou uma casa na árvore!

Portanto, se você quer trocar os hotéis, super engessados e caros, por algo bem mais cuidadoso, pessoal e que de quebra vai te possibilitar trocar experiências com outras pessoas de outros lugares, este é o lugar certo pra você!

Eu adorei a ideia e super ficaria na casa de alguém, mas meu marido gosta de privacidade. Então procuramos um espaço inteiro em Curitiba, PR, para onde íamos.

Como funciona

Primeiro você se cadastra no site e baixa o aplicativo. Você primeiro vai se cadastrar como viajante, né, não como anfitrião. Mas também pode se cadastrar como anfitrião e postar fotos da sua casa (deixemos este post pra outro dia).

Feito isso, escolha o local e data da viagem. Escolha também se quer um espaço inteiro ou um quarto – e se não importa, não escolha nada. Adicione também quantas pessoas vão com você. Esta é a melhoooor parte!!! Explico já!

Então o Air BNB vai te mostrar locais de acordo com o que você está procurando, nos mais variados estilos preços e bairros dentro da localidade que deseja. Por exemplo, estava buscando um destino legal para o Carnaval, fiz um teste e procurei locais em Cunha – SP, para duas pessoas e um espaço privativo.

cunha

Do lado direito, você pode clicar no mapa, direto no bairro que quer (por exemplo, você quer ficar perto da praia em determinado local ou do centro histórico ou em um lugar onde possa facilmente se deslocar para cidades vizinhas, etc). Basta clicar sobre o valor no bairro que quer. Do lado esquerdo, você verá várias páginas contendo vários espaços e vai escolher de acordo com seus critérios.

Se clicar em filtros, ali acima das primeiras fotos, você consegue esmiuçar sua busca ainda mais. Eu busco lugares que tenham wifi (você vai precisar para procurar na internet lugares pra comer ou pra visitar), estacionamento incluído (muito importante se você vai de carro, o estacionamento da esquina pode não aceitar pernoites) e também permitido animais, para o caso de decidirmos levar nossos dois mafiosinhos. Clique em aplicar filtros e então sua busca será ainda mais criteriosa.

filtros-air-bnb

Agora, o que você precisa prestar atenção antes de abrir as fotos dos lugares é:  quantas camas há disponíveis e quantas pessoas cabem no local. Por quê? Porque se como nós, você deseja fazer uma viagem privativa com seu par e escolher uma casona que cabem 8 pessoas, onde tem mais de um quarto, com certeza terá companhia em sua estadia rsrs. Vai ter lugares em que haverá o espaço apenas para casal, que você deseja, assim como haverá espaços com capacidade para um time inteiro de futebol, então preste atenção!

Escolha os lugares, clique com botão direito e escolha abrir a página em outra aba. exemplo-de-lugar

Ao clicar em uma das casas que escolheu, na parte de cima você tem acesso às fotos disponibilizadas pelo anfitrião. Na parte de baixo, a foto e nome do anfitrião e uma visão geral das informações mais importantes: se casa ou apartamento inteiro ou só quarto, quantos hóspedes o local tem capacidade, quantos quartos e quantas camas. E do lado direito, de acordo com as datas que você estipular, você já vê o valor total que vai pagar no cartão de crédito.

informaoes-sobre-o-espaco

Descendo sua tela você verá as informações detalhadas e uma descrição mais pessoal do que você vai encontrar no espaço. Preste atenção nas comodidades (este exemplo está dizendo que tem internet, o estacionamento está incluído, tem wifi e café da manhã).

Fique atento às regras da casa, regras de cancelamento de reserva e horários de check-in e check-out.

Você pode salvar este espaço na sua wishlist se quiser. Quando clicar no coraçãozinho do lado direito, você poderá criar uma wish list para a destino desejado e enviar esta wish list para seus amigos verem!!!! Esta é a parte legal que eu disse que contaria pra vocês! Digamos que você está indo viajar com as comadres ou com a galera da faculdade. Você poderá enviar esta wishlist para todos eles – desde que se cadastrem no Air BNB. Eles poderão curtir os locais que mais gostaram, fazer comentários, etc. MUITO LEGAL!

Vejam que cada destino que quero ir tem uma wishlist. Conforme vai encontrando espaços legais, pode salvá-los mesmo que a viagem não seja imediata.

wishlist

Depois da Escolha do Espaço

Se você entrar em contato com um anfitrião que tenha a “reserva imediata” disponível, ele vai aprovar e você terá 24 horas para efetuar o pagamento no cartão de crédito.

O anfitrião só recebe o seu dinheiro dois dias antes da data da viagem (se não me engano, sei que ele demora um pouco pra receber). Caso você deseje alterar a data da viagem para mais ou menos dias (eu acrescentei mais dois), é só entrar em contato com seu anfitrião e ele vai aprovar ou não. A diferença é cobrada do mesmo cartão de crédito informado anteriormente.

Período da Viagem

Depende do estilo de cada anfitrião. No meu caso em nossa primeira e única experiência até agora, a proprietária do espaço nos deixou a chave na portaria e não a vimos. Tivemos contato com ela através do Air BNB e por whats app.  Mas você pode escolher um anfitrião que more perto, que more na casa onde você vai ficar e seja do tipo que faz tudo pra te agradar ou que tenha um caseiro ou alguém que trabalhe pra ele. O importante é saber que sem auxílio e assistência, você não vai ficar.

Preste atenção para saber se precisa levar roupa de cama e de banho, a maioria dos locais já os disponibilizam, mas nem todos. Não esqueça de cumprir os horários de check-in e check-out, se não são flexíveis (nem todos são).

Após a Viagem

Depois da viagem, você vai fazer um contato confidencial com o proprietário e também terá a chance de avaliar publicamente o local e anfitrião. A recíproca é verdadeira! Farão comentários sobre você (ou não).

Nossa Experiência

img_0062

Nós ficamos em um stúdio no centro de Curitiba, um lugar maravilhoso, que pertence à uma musicista, ou seja: não faltaram inspirações como instrumentos musicais e livros fantásticos sobre vários temas.

Perrengues: o wi-fi que ela tinha era provavelmente compartilhado com algum vizinho, mas esta pessoa provavelmente estava viajando, porque a rede não tinha sinal. Ficamos sem wifi e depois de quase três dias colocando créditos no celular para o 4G, desistimos e resolvemos apelar para os locais públicos com wifi. Outro perrengue foi que nós sabíamos que estávamos escolhendo um local sem estacionamento e tínhamos a intenção de colocar o carro em um estacionamento que vimos pelo Google Maps na frente do prédio. Mas este estacionamento e os outros próximos não aceitavam pernoite. Conclusão: nosso carro ficou há um quarteirão de distância.  E um outro perrengue que acabei não sinalizando para a proprietária mas que aconteceu foi que no anúncio dizia que havia dois colchões de solteiro e só encontramos um, além do sofá. Nós pensamos que era um sofá cama, mas ele não abriu. Então meu marido dormiu no colchão de ar e eu dormi no sofá. Antes de escolher um lugar, verifique se vai ter problemas assim!

Pontos positivos – por que Air BNB e não hotel?

  • Porque é mais pessoal, você tem contato com alguém que mora no local que está visitando, com a cultura desta pessoa, é muito mais interessante e rico do que ficar em um hotel sem falar e ter contato com ninguém;
  • Porque o anfitrião vai poder te ajudar com dicas de lugares para visitar, onde comer, onde sair, etc;
  • Porque é mais barato!
  • Porque há casos onde a entrada e saída são bem mais flexíveis (eu saí deste apto quase 16h, e isso foi possível porque havia esta flexibilidade) do que um hotel e você não precisa pagar consumação, nem nada – pois todas as taxas já estão inclusas no que pagou.
  • Porque dependendo do lugar e tipo de espaço que escolher, você terá uma bela experiência para guardar na memória (o próprio exemplo que usei seria uma!).

Quais são suas obrigações?

  • Cumprir as regras da casa;
  • Se precisar cancelar, fazê-lo com antecedência;
  • Cuidar bem do local onde está e das coisas que existem nele;
  • Cumprir com os horários de check-in e check-out;
  • Entregar a casa em ordem e arrumada.

img_0054

Foto da vista do apartamento em que ficamos. Vamos repetir a experiência – sim ou com certeza? 😉

E aí, alguém teve uma experiência boa com o Air BNB que queira contar pra gente? Vamos conversar nos comentários! 

Este post foi publicado em: Estilo de Vida, Sem categoria

por

Sou a Melissa, paulistana, administradora por formação - mas é quando estou fotografando e escrevendo que estou sendo quem eu quero ser. ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s