Passeios
Deixe um comentário

Curitiba: Universidade Livre e Maravilhosa do Meio Ambiente!!!

A Universidade Livre do Meio Ambiente foi fundada em 1991, no Dia Nacional do Meio Ambiente, na gestão do então prefeito de Curitiba Jaime Lerner. A Universidade foi criada inicialmente como uma unidade da Prefeitura Municipal destinada e disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, discutindo os problemas e as soluções relacionadas ao crescimento desordenado das cidades.

Em 20 de julho de 1.992, a Universidade Livre do Meio Ambiente foi transferida para responsabilidade de uma entidade mantenedora de caráter não governamental, denominada Centro de Estudos Ambientais e Urbanos – CEAU, legalmente constituída como uma associação civil sem fins lucrativos.

Em julho de 1.996, a UNILIVRE tornou-se pessoa jurídica de direito privado, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e plena gestão de seus bens e recursos.

EM 2002, a UNILIVRE tornou-se uma entidade do Terceiro Setor, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana.

A inauguração, em 05 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente, que enfatizou em seu discurso, que “a preservação ambiental é um dever da coletividade, portanto, todos devem ter acesso às informações necessárias para concretizá-la”, ao se referir a Unilivre.

(Fonte: Unilivre)

De todos os lugares que existem em Curitiba, a Unilivre talvez seja o mais estrondosamente maravilhoso. Eu já conhecia de águas passadas e quando fui montar o roteiro turístico desta viagem não queria repetir lugares que já tivesse ido, mas na Unilivre não tem como. Você vai e quer repeteco, não tem tem jeito.

Nós fomos bem cedinho e já ficamos felizes por termos encontrado um estacionamento: gratuito e vazio. Paramos o carro com tranquilidade e entramos. Detalhe: nós tínhamos levado nossos cachorros nesta viagem, mas resolvemos deixá-los em um pet hotel, porque assim como a Unilivre a maioria dos lugares turísticos de Curitiba não permitem a entrada de cães. Por isso vocês não estão vendo nossos dois mafiosos nestas fotos! rs

img_0067img_0073

Na entrada, logo de cara, um caminho feito de madeira perpassa por entre a mata nativa e te leva a um bosque maravilhoso. A reação das pessoas quando vê o bosque pela primeira vez chega a ser divertida. Me lembra o Leonardo DiCaprio quando chegou na famosa praia, de A Praia.

Eu vou fazer como os filmes e não vou ficar contando em detalhes como é o lugar, pra não estragar a sua surpresa! 😉

img_0081img_0084img_0093img_0097img_0143

Na saída nós aproveitamos para tomar um mate e comer um pão de queijo, com atendimento nota dez do carinha da loja (não lembro o nome dele) – que até nos emprestou seu repelente. Esta é a informação mais importante que eu tenho pra dar pra vocês: não esqueçam o repelente!!!! 

Unilivre – Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho – Curitiba – PR, Brasil
+55 (41) 3254-3734

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s