Foto: arquivo (Juliana Menezes)
Lembra quando falamos de restrição alimentar? É tão gostoso comer, a comida nos traz tanta lembrança, pra que restringir, né?
Pois bem, esse final de semana foi aniversário do meu pai e eu queria comemorar em algum restaurante legal, foi ai que logo lembrei de um bacalhau com natas que comi em Portugal, logo falei “vamos procurar um restaurante português”.
Acabei escolhendo o “Ora Pois”, um restaurante situado na Vila Madalena (outro lugar que amo), de três irmãos lisboetas que tinham o sonho de ter um restaurante português, sem grandes pretensões, mas onde se pudesse comer uma boa comida a preço justo como é comum em Portugal. O local é uma gracinha, pequeno e charmoso, todo com decoração portuguesa e com louças que são um mimo a parte.
Obviamente pedi meu bacalhau com natas. Como é gostoso comer algo com vontade e ter sensações como da primeira vez que comi esse prato, lembrei do restaurante em Porto, próximo do Rio Douro, do vinho que acompanhou e do sabor da comida.
É aquela sensação do “comfort food”, da comida que conforta, que acolhe, que faz você relembrar coisas boas e gostosas, seja da sua infância, de uma viagem, de um momento especial da sua vida.
Acho que ainda vou demorar um pouquinho para voltar em Porto e desfrutar do meu bacalhau com natas, mas em caso de extrema saudade, já sei onde ir novamente. Ah, a sobremesa estava deliciosa, não poderia faltar, né.
Vi que em fevereiro terá noite de fado, estou pensando seriamente em ir e reviver outros momentos marcantes de Portugal.
E voltando à restrição alimentar, eu poderia muito bem ter ido a Portugal e comido saladinhas em todas as refeições, mas não, eu preferi conhecer a cultura do local. Com a culinária maravilhosa deles, voltei para São Paulo com uns 2 kg acima do meu peso, afinal a rotina mudou e eu experimentei muita coisa diferente, mas além desses dois kg, que foram eliminados com a volta da rotina, sem sofrimento, eu trouxe uma bagagem muito maior, inclusive a de poder ir em um restaurante por aqui e reviver todos esses momentos especiais que estão no meu coração.