Criatividade, Sortidos
Deixe um comentário

O mural de inspirações e outras maneiras de exercitar a criatividade

Image Source

Mood board é o que os gringos chamam de mural de inspirações. São utilizados principalmente por pessoas que trabalham nos ramos da indústria criativa (outra referência é a economia criativa), como moda, editoriais, design, etc – ou entusiastas sobre qualquer assunto. Por exemplo: A mãe da Gaby Douglas (sim, a famosa ginasta americana) tinha o hábito de fazer um mural de inspirações mensal (o filme sobre a vida dela está disponível no Netflix). Vale colocar frases, figuras e o que mais mexer com seus olhos, inspiração, mente e coração.

Image Source

Image Source

Você pode usar inspirações do lado de dentro da porta do seu guarda-roupa, dentro de uma moldura ou em um mural de cortiça (que pode ser de cortiça ou o fundo pode ser de algum tecido adesivo bonito, está cheio na internet). Você pode recortar de revistas, pode usar coisas das quais não quer se desfazer (por exemplo: tenho uma folha seca de uma árvore, que recolhi durante minha lua de mel), pode copiar da internet e imprimir, etc. Pode grudar com fitas adesivas coloridas, direto na parede ou com outro material de fundo – faça do seu jeito!

Além de um mural de inspirações físico, você também pode criar uma pasta de inspirações com referências que escolhe da internet, como fotografias, dizeres, etc. Esta pasta você pode nomear de “Furtos Criativos”. De onde saiu isso? Explico:

A idéia de criar uma pasta de “furtos criativos” saiu do livro Roube Como um Artista – 10 dicas sobre criatividade”, do escritor Austin Kleon (editora Rocco). Um trecho:

“Livres do fardo de ser completamente originais, podemos parar de tentar construir algo do nada e abraçar a influência, ao invés de fugirmos dela.”  Austin Kleon

Ele recomenda, entre muitas outras dicas muito válidas, que guardemos um caderno e caneta por onde vamos e nos acostumemos a anotar nossos pensamentos e observações. Copiar trechos de livros, registrar coisas legais que tenha escutado e manter à vista coisas bonitas e inspiradoras que tenha visto por aí.

Com base em todas estas referências, vamos dar uns toques de como você pode exercitar sua criatividade:

  1. Tenha um caderno com folhas totalmente em branco e use materiais de desenho para criar algo: lápis de cor, aquarela, giz de cera, etc. Você se surpreenderá com o benefício que isso vai te trazer e vai ver que leva mais jeito do que pensa, já que no mundo da arte não existe o certo e o errado, existe o que é legitimamente a expressão do nosso interior.
  2. Faça um mural de inspirações em algum cantinho da sua casa. Pode ser um mural de referências sobre um assunto (ou mais de um) que você gosta. Pode ser um mural feito para a família toda – como a mãe da Gaby Douglas fazia – ou um mural de inspirações para as crianças feitas por elas mesmas! Já pensou?
  3. Mantenha um caderno por perto sempre que for ler algo e anote os trechos que mais gosta. Não esqueça de anotar o nome do livro e autor!
  4. Tenha um pequeno caderninho de anotações na bolsa e não pense duas vezes sempre que sentir que alguma coisa que leu ou escutou vale a pena ser registrada! Anote dia, horário e contexto – pra que você se lembre no futuro.
  5. Leia poesia! Não existe fonte melhor para deixar os pensamentos fluírem do que poesia. Recomendamos: Mário Quintana (um dos mais criativos) e Manoel de Barros.
  6.  Escute todo tipo de música e não só o que você está mais acostumado a ouvir. Se você sempre gostou de rock, vai se surpreender quando escutar um pouco de jazz ou música clássica. É preciso tirar também a nossa mente de sua zona de conforto!
  7. Coloque seu corpo e mente em exercício: faça exercícios, dance, caminhe, viaje, leia de tudo, observe, medite, escute.
  8. Ler, ler, ler…
  9. Tente novos usos para as mesmas coisas. Uma garrafa de vidro pequena pode virar um vaso para uma rosa ou um candelabro. Crie e reutilize!
  10. Seja curiosa e investigue coisas sobre vários assuntos! A criatividade precisa de fontes, referências – você precisa ter um vasto repertório – e também precisa dialogar entre um assunto e outro. Esta combinação de coisas é que trazem novas idéias!

“Os girassóis tem dom de auroras”.

Manoel de Barros

    Materiais e idéias para seu mural de inspirações

  • Uma tábua de madeira;
  • Uma tela de aço (ou a conhecida tela de galinheiro);
  • Um pedaço de papel pardo;
  • Um tecido solto preso com preguinhos;
  • Tecido adesivo;
  • Texturas;
  • Foto impressa em preto e branco;
  • Nada! Direto na parede!
  • Prenda com pregadores;
  • Prenda com fitas adesivas coloridas;

Image Source: Found in Pinterest with no credits – let me know if you´re the artist, please!

Image Source

Image Source

Imagem by Bruna Lourenço (foi difícil escolher entre todas as fotos lindas)

catherine_the_life_styled027

Image Source: Fabiola Paulsen

img_5133

Image Source: Fabiola Paulsen

Quem fizer, tire uma foto bem bonita e compartilhe no Instagram com a hashtag #ladybusybee!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s