Alimentação, Sortidos
Comentários 2

Chocolate Meio Amargo: direto da fonte e só faz bem à saúde!

Image Source

De uns tempos pra cá eu tenho tentado resistir a estes chocolates que ficam nas gôndolas dos supermercados e que nós sempre colocamos dentro da cestinha quando estamos na fila do caixa – para consumir outros, com chocolate meio amargo, que são mais saudáveis. Você sabia, que eles são mais saudáveis? Pois é, eles são. Os chocolates meio amargos feitos com 70% ou mais de cacau na realidade fazem até bem pra saúde se consumidos com parcimônia todos os dias. É lógico que o chocolate ao leite (que eu aaaaaaamo) é muito mais gostoso, mas é tudo uma questão de acostumar nosso paladar e acrescentar este hábito aos nossos dias.

Neste post bem legal sobre este assunto, me dei conta de que alguns chocolates em que as embalagens ainda estão em inglês, aqui no Brasil, têm duas diferentes menções ao cacau. Uma é “cacao”, um grãozinho que cresce na planta do cacau (parecido com grão de café), rico em antioxidantes e que conhecido por muitos benefícios à saúde. O outro termo é “cocoa”, utilizado para quando a semente do cacau após ter sido colhida e refinada. A regra é simples: quanto maior a quantidade de cacau (cacao or cocoa), mais nutritivo é o chocolate. Entre os seus benefícios, estão:

  • Rico em vitaminas: magnésio, manganês, ferro, cobre, selênio, fósforo e potássio;
  • Melhora nosso fluxo sanguíneo: os flavonóides contidos no chocolate meio amargo ajudam as artérias a relaxarem, melhorando o fluxo sanguíneo e evitando coágulos;
  • Seus componentes previnem doenças e ataques cardíacos e combatem o colesterol;
  • Uma vez que melhora nosso fluxo sanguíneo, melhora também o fluxo do sangue ao nosso cérebro, beneficiando nossa atividade cerebral;
  • Um estudo italiano testou durante 15 dias, 15 pessoas que comeram 3 pedacinhos de chocolate meio amargo por dia. Após este período, sua resistência a insulina diminuiu consideravelmente, o que nos leva a concluir que o chocolate meio amargo também previne o diabetes!
  • Aumenta nosso nível de endorfina, ajudando a combater o estresse!
  • Contém teobromina, o que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes;
  • Ele é um alimento probiótico, que só traz benefícios à nossa flora intestinal (meu marido diz “fauna intestinal”, por causa das bactérias! hahahah)
  • Tem propriedades anti-inflamatórias, reduz os riscos de glaucoma e catarata e é carregado de antioxidantes!

Fonte: Gut Health Project

Onde Encontrar e como procurar?

Procure no Google por “Chocolate Meio Amargo Orgânico”. Seja onde for que compre, preste atenção e fuja dos seguintes ingredientes:

  • Xarope de Milho;
  • Adoçantes artificiais.

Escolha um chocolate adoçado com Stevia ou Mel. Além disso, tente escolher um chocolate orgânico, a garantia de que ele não foi geneticamente modificado.

Receitas

Para acostumar seu paladar com o gosto mais forte e menos doce do chocolate meio amargo, a dica é inserí-lo em seus preparos doces. Garimpei algumas dicas e foi difícil escolher entre tanta coisa interessante!  Nessa hora o Pinterest é nosso guia! Faça mais buscas!

Cupcake de Cenoura (brasileiro!) – Cupcakeando

A Juliana, criadora do Cupcakeando, não encontrou uma boa receita de cupcake de cenoura na internet – apenas receitas americanas que não têm muito a ver com o que nós conhecemos sobre “bolo de cenoura”. Ela resolveu usar uma receita de família e criou esta belezura aqui. A receita completa está no site dela:

Imagem: Juliana – Cupcakeando

Cookies de Chocolate Meio Amargo e Espresso – by Liv For Cake!

A Olivia, do Liv for Cake, diz que sempre que faz um bolo de chocolate põe um pouco de café no balaio e resolveu testar esta parceria (de sucesso!) nos cookies. Agora os fãs de café chorem comigo de emoção, porque eu amo esta mistura: chocolate e café! Aliás, eu gosto muito de comer um chocolate e tomar café em seguida ou tomar café e comer um chocolate! (hahahahah) A receita está em inglês mas vocês são espertinhas e vão conseguir traduzir, me desculpem por isso – achei tão delicioso que valia a pena compartilhá-la!

Image: Olivia – Liv for Cakes

Brownie Gluten-Free – Guia da Semana

Imagem: Guia da Semana

Neste link tem outras receitas fitness pra comer sem culpa, que a gente adora, que aí não precisa parar de comer doce! 😉 Eles recomendam cacau em pó 50%, mas você pode usar uma porcentagem maior se quiser! Nesta receita vai açúcar mascavo, o mais nutritivo dos açúcares. No mesmo post deles, tem uma receita de bolo de chocolate vegan, que vai leite de soja, cacau em pó 50% e açúcar mascavo.

Procure outras receitas que usem cacau e seja feliz!

Você tem alguma receita com chocolate meio amargo que queira compartilhar? Tem uma receita de família? Como foi sua experiência provando o chocolate meio amargo? Você conseguiu minimizar os chocolates industrializados e trocar pelo meio amargo? Conte nos comentários!

Resumo do post:

Chocolate meio amargo é muito saudável e tem inúmeros benefícios para a saúde, principalmente se você comer 2 quadradinhos por dia! Compartilhamos algumas receitas para você iniciar seu paladar neste gosto diferente de chocolate: com o tempo você vai notar que acha os chocolates industrializados doces demais!

Gostou do post? Compartilha com suas amigas!

2 comentários

  1. Cacau é vida! Só faço bolos e doces de chocolate com cacau, nunca mais achocolatado. Tem gente que acha muito amargo, mas pessoalmente acredito ser uma questão de costume. A indústria nos acostumou com doce doce doce doce. Vamos desacostumar e melhorar nossa alimentação 🙂
    Beijos!

    Curtir

    • Melissa Brandão {Mel} diz

      Juliana, sabe que de uns tempos pra cá desde que me habituei a comer chocolate meio amargo, tenho achado os outros doces demais? Eu concordo com você, acho que tudo é uma questão de costume! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s