Carreira, Casa, Estilo de Vida
Deixe um comentário

Como manter o foco e a produtividade no home-office

Source:  Photography by Janae Hardy & Heather Freeman

Cada vez mais empresas estão aderindo ao teletrabalho (ou home-office). Seja porque os custos com aluguéis de salas são menores, seja porque aderiram ao movimento nas grandes cidades que tenta tirar um pouco tantos carros nas ruas ou evitar perder tanto tempo no trânsito, entre prós e contras, aqui no Brasil o trabalho em casa já é uma realidade. No entanto, quem acha que “seus problemas acabaram”, vai mudar de idéia na primeira semana. Como tudo na vida, trabalhar de casa tem seu lado bom mas também o não tão bom assim. Eu trabalho de casa com marketing digital e também preciso administrar o @LadyBusyBee, além da administração da casa, de dois cachorros que me fazem ficar com um olho no computador e o outro nos dois meliantes (♥)… na realidade, na primeira semana de home-office você vai se deparar com alguns desafios a superar. Vou tentar economizar seu caminho de adaptação e te passar dicas que me ajudaram bastante. Mas primeiro você precisa entender que desafios são estes!

Parece fantástico… e quase é!

Acredite se quiser, às vezes se torna muito difícil se concentrar no business estando rodeada das suas coisinhas, do seu mundo, da sua casa (e da sua geladeira).No meu caso, por exemplo, que tenho um escritório todo cheio de frufruzices, fotinhos, muitas cores… manter o foco no business é um esforço diário. Para manter o meu foco, eu uso algumas técnicas:

  1. Manter o ambiente limpo, claro e organizado: parece óbvio, mas se já e difícil manter a concentração com sua vida particular te rodeando, fazer o mesmo no meio da bagunça torna o trabalho impossível e insuportável. Antes de começar a trabalhar eu limpo a mesa, guardo o que não vou usar e mantenho caderno de anotações por perto. Este caderno é usado só para o trabalho, não misturo com a minha vida e meus projetos pessoais.
  2. Música instrumental ou em outra língua: se for música brasileira pode me desconcentrar, então eu sou adepta de músicas instrumentais (não necessariamente calmas, depende muito do meu estado de humor; se é um dia que preciso de gás, coloco música eletrônica, por exemplo) ou em uma língua estrangeira. A música ajuda a gente a engrenar! 😀
  3. Café…! (Ou chá. Ou Suco. E água!) Não consigo começar o dia sem café. Achei que este item era necessário ser mencionado aqui.
  4. Boa iluminação: não precisa nem comentar, não? Trabalhar no escuro faz mal “pra vista” e ainda dá sono;
  5. Manter o reloginho corporativo, ou ter disciplina: é como se existisse um relógio de ponto virtual em nossa mente, que nos faz manter o eixo e às nove estarmos em frente ao computador, entre meio dia e quatorze horas irmos almoçar e dezoito horas ou pouco depois das dezoito desligarmos o computador. E isso é muito importante: a mesma disciplina que precisamos ter no trabalho em casa, precisamos ter com nossa vida pessoal: o segundo turno! 😀
  6. Construir um espaço funcional: as coisas precisam funcionar e não te atrapalhar. Ter espaço, ergonomia, boa internet e as coisas que precisa à mão é fundamental.

Se você usa o seu computador de casa, com o tempo vai perceber que seu desktop está uma bagunça, sua pasta de Documentos tem coisas pessoais suas e coisas do trabalho, sua pasta de imagens é mista. O melhor a fazer é criar um usuário só para usar para o trabalho, ou utilizar o laptop da empresa (sempre a melhor opção, porque ele é todo carregado com tudo  o que você precisa para o trabalho remoto).  Manter o computador organizado também é importante para o trabalho fluir e a produtividade não ser comprometida.

Planeje seu dia e suas refeições

Antes de iniciar o trabalho eu penteio meus dois cachorros, tomo café, coloco roupas e louças para lavar. Se sobrar alguma, coloco pra lavar no horário do almoço. Também uso o horário do almoço para levar o lixo ou para levar os cachorros na área de pets. As refeições, se não estiverem prontas, são rápidas: uma proteína, um carboidrato e uma salada. Geralmente faço em 20 minutos:

  1. Um frango grelhado + uma batata doce cozida + salada de pepino, tomate e alguma verdura pré-lavada;
  2. Um omelete básico fritado na manteiga + uma batata inglesa cozida + uma salada de folhas com pepino ou uma salada da sua preferência que pode ser crua ou refogada (sempre tem pepino nas minhas saladas);
  3. Um omelete caprichado com queijo, tomatinho picado, cebola (o que tiver na geladeira) + uma salada de folhas com pepino e cebola;
  4. Um ovo cozido + purê de mandioquinha + salada de folhas, tomate e pepino.

Tudo isso se faz em vinte minutos! 😉

Depois do almoço, tomo um café, vou ao banheiro e volto ao trabalho. Fazer hora extra não tem problema, desde que não se torne um hábito diário. Afinal de contas, muitas vezes fazer “cerão” pode significar apenas que não soubemos administrar nossas prioridades!

Planeje sua rotina de Trabalho

Não esqueça de listar suas prioridades por prazo ou pelas tarefas que demandam mais atenção e deixe as tarefas para as quais você tem um prazo maior ou menos urgência para depois ou para outro dia da semana. E não esqueça que fazer um planejamento da sua rotina de trabalho implica em você saber mais ou menos a que vai se dedicar em cada dia da semana, o que não significa que não vá precisar mudar os planos de vez em quando.

Aquele lado não tão bom (porém ajustável)

Você, que é acostumada a trabalhar rodeada de pessoas com quem pode conversar e interagir durante o dia todo de trabalho, vai sentir um pouco ao começar a trabalhar sozinha em casa (aqui em casa eu tenho a companhia dos meus dois meliantes ♥). Por isso, valorize os dias em que vai ao escritório (se isso acontece). Saia do computador sempre que puder. Valorize seu tempo offline. Trabalhe na casa das colegas de trabalho uma vez por semana. Ou em um escritório compartilhado. Ou em um café. Uma biblioteca. Nós somos criaturas adaptáveis, porém somos feitas para gostar de gente. Gente como a gente. Sempre podemos fazer ajustes. Faça uma ligação. Chame sua colega no Skype. Compartilhem seus espaços de trabalho. O Adoro Home Office tem um Mapa Colaborativo, com espaços de coworking disponíveis em várias cidades, onde você pode chegar, trabalhar, conhecer pessoas, conviver.

Quando o seu home-office se torna o lugar onde você menos quer ir no resto do dia:

Se seu trabalho é estressante, não permita que você associe sua casa e seu escritório a estes momentos. Tenho uma amiga que começou a ter “gastura” do seu escritório de casa, justamente porque não conseguia mais dissociá-lo da vida corporativa. A saída que ela encontrou foi utilizar dois cenários. Um para quando estiver trabalhando #dasnoveàsseis e outro que ela monta quando “fecha o bar”: pronto! Agora é o mousepad com a foto do cachorro, o calendário fotográfico, os enfeites de casa. O importante é que você encontre seu jeito de administrar seu estresse e não deixar que ele interfira na sua relação com sua própria casa e com seu espaço de trabalho.

E o lado bom?

O lado bom é a conveniência. A flexibilidade. A tranquilidade. A paz. Dormir um pouco mais. Não perder tanto tempo no trânsito. Fazer a janta mais cedo (se aplicável). Comer comida de casa. Trabalhar no seu ambiente, com suas coisas te proporcionando mais motivação e brilho nos olhos. E por incrível que pareça, ir ao escritório passa a ser a coisa positiva nisso tudo. Trabalhar a semana toda de casa, faz da visita ao escritório um dia prazeroso onde você pode rever seus companheiros de trabalho. Todo ponto fora da curva da rotina vira um ponto luminoso na nossa vida cotidiana.

Quer saber mais?

Olha que bacana este site: Adoro Home Office, com tudo, absolutamente tudoooooo sobre home-office.

Compartilhe seu espaço de trabalho! Marque seu post no Instagram com a hashtag: #LadyBusyBee.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s