Bem Estar, Estilo de Vida
Deixe um comentário

O que você precisa saber sobre os famosos tênis de rodinhas

A febre dos tênis com rodinhas tem atingido crianças e adolescentes. Em condomínios, várias são as meninas e meninos que deslizam pelos espaços comuns utilizando o tênis que as permitem sentirem-se como super heróis. Para que consigam deslizar, precisam empinar os pés para cima. A pergunta que muitos pais têm feito é: “será que isso faz bem para elas?”.

Os tênis são convidativos, disso não resta a menor dúvida. Mas, conversamos com a fisioterapeuta paulistana Vilma Henriques, que aconselha: “devem ser utilizados com supervisão e proteção”. Entre outras orientações, ela alerta: Quanto maior a criança, melhor o seu desenvolvimento e coordenação, maior a sua capacidade de compreensão, como saber pisar corretamente – um fator muito importante. Se a criança pula essa fase de desenvolvimento motor sobrecarregando demais sua musculatura, poderá ter problemas mais adiante.

As utilizações desses tênis não podem e não devem ser muito prolongados: não se trata de um tênis para o dia a dia, mas um brinquedo e como todo brinquedo deve ser supervisionado e precisa de uma orientação. É importante que as crianças utilizem capacetes, protetor de joelho, cotovelo e punho.

Como todo brinquedo, a utilização do tênis com rodinhas deve ser supervisionada. É importante que as crianças utilizem capacetes, protetor de joelho, cotovelo e punho.

Mas isto, na prática, não é o que acontece. Muitas crianças os testam e utilizam longe dos pais, sem avaliar os riscos como movimentação, espaço, circulação de pessoas, automóveis, o que pode causar acidentes graves e diversas lesões, como fraturas.

Tudo indica que a moda não vai mudar tão cedo, novos modelos continuam surgindo no mercado e é cada vez mais comum trombar com uma criança nos restaurantes, shoppings e parques exibindo seus ´sapatos deslizantes´. No entanto, usá-los em excesso pode trazer dois problemas graves para a saúde, como explica o Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica César Lima: “O primeiro é que elas precisam saber andar em cima do tênis, assim como quem aprende a patinar, porque senão, caem no chão e podem se machucar gravemente. Quanto mais nova a criança for, maior a possibilidade de queda. E em segundo, usar esses calçados excessivamente pode prejudicar o processo de rolamento do pé, quando a criança deve pisar completamente no chão e nesse caso, os tênis de rodinha são muito duros e não acompanham o movimento completo do pé. É por isso, inclusive, que os calçados mais maleáveis são os recomendados”.

Usar com moderação, tá?  😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s