Busy Bees, Passeios
Deixe um comentário

Descobrindo os bairros: um rolê pelo Alto de Pinheiros

Alguém ouviu dizer que São Paulo é cinza? Quem diz isso é porque não conhece nossas cores, nossas referências multiculturais, nossa cultura urbana. São Paulo está cheia de intervenções artísticas – o que a torna ainda mais interessante, é como se a arte dialogasse com a cidade. Nós vamos compartilhar com vocês nossos rolês por aí – estamos começando com os rolês antigos, mas vem muito mais pela frente, com vídeos e tudo. Neste post vamos mostrar três lugares interessantes no Alto de Pinheiros, que receberam intervenções artísticas – o grafitismo – dialogando com a estrutura de seus ambientes.

A Praça do Pôr do Sol é muito conhecida e muito frequentada. As pessoas vão para fazer piqueniques, conversar, observar o pôr do sol, namorar ou praticar slackline. A vibe é total do bem. Ninguém te incomoda, estão todos na paz. Nós fomos em uma tarde nublada e usamos uma câmera de filme: ficamos devendo uma visita em um dia ensolarado, para bater palmas durante o entardecer!

Vale mencionar que ali perto, na Rua Pedroso de Morais 1919, há uma biblioteca deliciosa par quem quiser passar a tarde lendo, a Biblioteca Álvaro Guerra.  

Sem título Sem título

O Beco do Batman , bem escondido mas muito conhecido. Ele todinho é repleto de Grafite, trabalhos diversos, muitos dos quais se comunicando com a estrutura do lugar e também com os visitantes. Por lá de vez em quando ocorrem shows e pequenas atrações ao ar livre, especialmente no Carnaval! 🙂 De vez em quando as ilustrações mudam. Vá cedo, para não ter que disputar muito com os fotógrafos, que utilizam as paredes do bêco como fundo para seus ensaios fotográficos – ou os estudantes de fotografia e arte, que encontram no lugar um prato cheio para seus estudos.

Ali pelo bairro você pode também observar a beleza da arquitetura das casas de vila (a gente adora tirar foto na frente das fachadas das casa bonitinhas), e a maneira como ao longo do tempo as coisas foram sendo organizadas para agregar pessoas, como os Parklets, uma idéia trazida de São Francisco, EUA (tendo sido transformada em política pública em 2009, por lá) para o Brasil e instituída como lei em Abril do ano passado (Fonte: Guia da Folha)

A Rua Matheus Grou é uma dos 12 locais em São Paulo que disponibilizaram espaços para os Parklets. Além disso, a Associação de Moradores da Rua Matheus Grou transformou o que antes era um terreno abandonado em praça – a Praça Matheus Grou (Rua Matheus Grou, 510). A iniciativa do projeto foi da Associação dos Moradores e Comerciantes da Matheus Grou e contou com a parceria da Prefeitura, por meio da Subprefeitura de Pinheiros, que cedeu a área de 840 metros quadrados. A praça, que liga as Ruas Matheus Grou e Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, tem playground, área para idosos, outra para jogos e ainda mais uma para leitura, quadra de vôlei, duas miniquadras de street basket e minianfiteatro, além de uma cabine de internet pública.  A manutenção da praça será realizada pela associação e pelos próprios moradores. Outra coisa muito legal sobre a rua: a organização não-governamental Cidade Aprendiz, em conjunto com a associação dos moradores, lançou o movimento que pretende transformar a Rua Matheus Grou em “rua cidadã”. A idéia é transformar a Matheus Grou na primeira rua de educação e firmar o local como berço do conceito de bairro-escola. (Fonte: O Estado de São Paulo)

O grafitismo, maior manifestação da arte urbana de São Paulo, assim como das grandes cidades do mundo, não poderia faltar. Mas o que a gente mais gostou nisso tudo é a idéia de que um grupo de pessoas se uniu para melhorar um espaço, transformando-o em espaço público para todas as pessoas. É disso que a gente tá falando: o futuro é colaborativo!

_mg_4655_mg_4650-copia_mg_4649-copia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s