Sortidos
Deixe um comentário

Por que consumir produtos orgânicos e onde encontrá-los!

Por que fugir da agricultura convencional? Dados alarmantes:

Acho que nesta altura do campeonato todas nós sabemos quais são os benefícios de consumir produtos orgânicos, especialmente hortaliças, frutas, legumes. Um terço dos alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia está contaminado pelo uso de agrotóxicos, conforme uma pesquisa realizada para a Anvisa, com amostras coletadas em todos os 26 estados do Brasil. Destas amostras, 63% apresentaram contaminação por agrotóxicos, e 28% apresentam ingredientes ativos (IAs) não autorizados para cultivo ou ultrapassaram o limite máximo aceitável de seu uso. Entre os alimentos mais contaminados, por ordem de gravidade, destacam-se por exemplo o pimentão (91,8%), o morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%) – entre outros (quando soube do morango e do pepino, gelei: como pepino toda semana, adoro morangos). Está achando ruim? Pode piorar: muitos destes ingredientes ativos são substâncias que estão em processo de reavaliação toxicológica pela Anvisa ou já em etapa de retirada do mercado por decisão de banimento – só que: estas substâncias representam 70% do volume total de agrotóxicos consumidos em nossas lavouras, como o glifosato, o endosulfan, o metamidofós, acefato, entre outros. Da onde estamos tirando estes dados todos? Daqui, ó: Dossiê Abrasco – a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, que você pode ler todinho online. Nele são citadas as devidas fontes.

Mesmo que entre estes ingredientes ativos haja aqueles classificados como pouco tóxicos, fato é que a exposição à eles por longo tempo (seja produzindo, seja consumindo) pode causar sim problemas à saúde e trazer doenças de problemas endócrinos à câncer. Se você checar este dossiê na página 59, vai conhecer tipos mais utilizados de herbicidas, fungicidas e inseticidas e os males que causam à saúde em curto e longo prazo.

Por isso agora cada vez mais comum a bandeira dos produtos orgânicos. Os produtos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos, o que é melhor para a saúde dos agricultores, para a saúde do planeta e para a nossa saúde. Consumindo produtos orgânicos, você está consumindo produtos com maior valor nutricional, além de mais saborosos e mais duradouros. Consumindo produtos orgânicos você sabe que está contribuindo para a melhor qualidade de vida dos agricultores, que está contribuindo com a economia local, ajudando pequenos produtores, além de contribuir para um novo pensamento ecológico que vai proteger as gerações futuras. E sabe também que está apoiando uma filosofia que diminuiu o impacto que a agricultura convencional faz sobre o meio ambiente.

Mas onde encontrar produtos orgânicos? 

  • Mapa de Feiras Orgânicas: você pode visualizar no site onde estão algumas das feiras orgânicas mapeadas pelo Brasil todo e também pode baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel, disponível tanto no Google Play quanto na Apple Store. Eu fiz o teste e já sei onde encontrar feirinhas com produtos orgânicos, aqui perto de onde moro (Taboão da Serra).
  • Projeto Batata Doce: este projeto nasceu do trabalho de pós – graduação de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo. Trata-se de uma plataforma colaborativa que mapeia agricultores urbanos e aponta aqueles que estão próximos a você. Os objetivos são bem claros: valorizar a agricultura urbana, fomentar hábitos de alimentação saudável e contribuir com a economia local destes agricultores que “ainda se preocupam com a produção de alimentos naturais”. Como fazer? Muito fácil: você digita o cep onde está e o resto o site faz para você! Pra saber mais, assista o vídeo.

projeto-batata-doce

Source: Projeto Batata Doce

  • Outro jeito de encontrar feiras orgânicas se você mora em São Paulo é dar uma olhada no site da Associação de Agricultura Orgânica, o AAO. Lá estão listadas tanto as feiras quanto os locais que fazem entrega em domicílio.
  • O Portal Orgânico não só indica onde encontrar feiras de produtos orgânicos, como também indica restaurantes, hotéis e pousadas que usam produtos orgânicos, livrarias especializadas, etc.
  • A Tribo Viva, que atua no Rio Grande do Sul, também é uma rede colaborativa que mapeia produtores orgânicos, além de vender produtos online.
  • Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos – O Ministério da Agricultura mantém um banco de dados com o mapeamento destes produtores. Você pode baixar a planilha em excel, que está completa com nome, localização, e-mail e tudo.
  • Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia – aqui você encontra uma página com os nomes das fazendas e dados oficiais, sem os contatos. Mas quem tem Google, tem tudo.

logo_em_alta

Saiba Mais:

  • Campanha contra os agrotóxicos – O Brasil está desde 2008 entre os maiores consumidores de agrotóxicos do mundo.
  • O Veneno Está na Mesa – documentário dirigido or Silvio Tendler, com foco na agroecologia: é possível se alimentar sem agrotóxicos.
  • Festival de Gastronomia Orgânica (São Paulo, Outubro, Parque da Água Branca) – acompanhe!
  • ABRASCO – Aqui há um apanhado geral sobre os agrotóxicos, com reportagens, materiais gráficos e o Dossiê que pode ser lido online ou comprado impresso.

Desafio!!!

Vá a uma feira orgânica em sua cidade, tire uma foto bem bonita e publique em seu Instagram com a hashtag: #ladybusybee!

beneficios-dos-produtos-organicos-dica-alimentacao-blog-dani-rigo-selo-organico

Este é um post informativo e não um publieditorial. As empresas indicadas foram encontradas em nossas pesquisas na web.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s