Sortidos
Deixe um comentário

5 jeitos de usar o abacate/avocado em receitas salgadas

Apesar das cutucadas de um marido fitness, hoje cedo eu assisti com muito gosto mais um episódio do programa de confeitaria da Raiza Costa, do Dulce Delight. Ele achava que aquele programa “cultuava os doces” e os doces em excesso não são uma coisa boa e blá blá blá blá blá. A gente sabe muito bem disso, mas não era o caso. Expliquei pra ele que ela não faz apologia aos produtos industrializados e o episódio de hoje exatamente serviu pra ele quebrar o preconceito de que todo programa de confeitaria é uma apologia aos doces (mesmo que fosse, eu formiga que sou, não estaria muito preocupada com isso, hahaha). Ela falou sobre uma musse vegana feita com abacate (e eu ADOREI). Mas este post, o meu primeiro post sobre gastronomia/nutrição aqui para o Lady Busy Bee, não é pra falar de doces, nem pra falar da Raiza e seus vídeos sensacionais (pra quem não sabe, a moça é cineasta, ela realmente arrasa nos vídeos). É pra falar da cultura do abacate aqui no Brasil e do avocado.

Assim como a Raiza disse mais cedo, eu digo: o Brasil é um dos poucos países que utilizam o abacate como ítem doce (diga-se de passagem, quase que unicamente para fazer a famigerada vitamina de abacate da qual quase toda criança que conheço tem trauma! KKKKK). Nos países mundo afora, o abacate é utilizado nos pratos salgados (o México e o exemplo mais famoso). Pouca gente da minha família sabe disso, por exemplo e pouquíssima gente que eu conheço sabe o que é Avocado.

Bom, explico também: o Avocado é um abacate pequeno, que tem mais nutrientes do que o normal que conhecemos, porque ele tem menos água. Por aí afora nós o encontramos em pratos que vão do Guacamole à salada de avocado. O Pinterest (quem não tem conta lá deveria ter!) está cheinho de sugestões do que fazer com o queridinho. Eu já testei algumas e outras que encontrei e achei interessantes, estou compartilhando aqui.

Uma dica para quem nunca comprou avocado e se deparar com ele pela primeira vez: ele está maduro quando a casca estiver bem escura! Fui abrir outro dia (bobinha!) um avocado verde, écate!!!!!

Então, moças, bóra tentar, bóra quebrar paradigmas, gerar novas sinapses com esta experiência. É só escolher uma das receitas e ser feliz! (Me contem)

Salada de Pepino, Tomate e Avocado – Natasha´s Kitchen

cucumber-tomato-avocado-salad

Source: Natasha´s Kitchen

Source: Natasha´s Kitchen

 receita está em inglês e peço perdão por isso, mas nada que o Google não possa te dar uma ajudinha! E vamos combinar, esta é muito fácil! Eu já fiz aqui em casa e AMO! Se você manja bem o inglês, tem o vídeo. Você vai picar o pepino, o tomate e o avocado, além da cebola roxa, temperar e botar pra dentro. (É muito bom)

Sorvete de Avocado e Mel – Lauren Bolanos 

Source: Healing and Eating (by Lauren Bolanos)

Essa receita me chamou a atenção porque nunca pensei em um sorvete de abacate, mas é muito óbvio! Ela adicionou mel, e fez a receita em máquina de fazer sorvete. Ela usa o que os americanos chamam de “fat coconut milk” (Google) – que é o que dá a consistência para o sorvete quando vai para a sorveteira. Outro ponto é que não pode ter bolhas de ar na massa, então quando vai à geladeira, cobrí-la com filme plástico. Se você tiver dificuldades com a receita em inglês, pode seguir sua própria receita de sorvete, usando o abacate e mel para dar o sabor. Minha dica: que tal colocar um pouco de pistache? Será que rouba o sabor do abacate? É provar pra ver!

Hummus de Avocado – by Cooking Classy

Source: Cooking Classy

Essa receita é muuuuuito legal!!! Deve ficar muito bom! Não tem segredo: grão de bico (muito bem) cozido batido com abacate (nesta receita ela usou o abacate mesmo, não o avocado – melhor ainda! Assim a gente vê que dá pra fazer realmente muitas coisas com ele!). Gente, joguem no tradutor do Google a receita, mas se tiverem dificuldade, só procurar no Pinterest uma receita de Humus e usar o abacate.

Salada de Ovos Mexidos com Avocado – by Inspired Taste

Source: Inspired Taste

Source: Inspired Taste

Sabe o mais legal desta receita? Eles não fizeram ovos mexidos. Eles cozeram os ovos e os trituraram, misturando-os com o abacate. Fica bem pedaçudinho e gostoso! Quer treinar o inglês? Tem vídeo também! E atenção: ela recomenda a maionese (feita em casa) ou o iogurte grego para dar consistência! Pra fazer a maionese em casa, a receita está no link, mas é isso: bater uma quantidade de ovos no liquidificador de acordo com a quantidade que você quer (eu uso dois ovos), colocar óleo ou azeite em fio (o segredo é bater bem os ovos e caprichar no fio ininterrupto de óleo). Você vai gastar uns 2 minutos com isso e vai notar a mudança no barulho do motorzinho do liquidificador, significa que está aumentando a consistência. No final você coloca sal, pimenta do reino e limão (eu gosto de limão rosa, o taiti deixa um pouco amargo – e muita gente usa vinagre). Dá uma batidinha novamente pra misturar os temperos. Essa receita é da minha avó!

Maionese de Legumes com Molho de Abacate – by Cozinho Logo Existo

Source: Cozinho Logo Existo, por Manu Alves.

Source: Cozinho Logo Existo, por Manu Alves.

A notícia boa: a receita é em português!!! A Manu fez uma maionese substituindo a batata inglesa pelo inhame e a maionese que a maioria de nós compramos no supermercado pelo molho de abacate. Ela ainda dá uma dica ótima para interromper o cozimento dos legumes, quando os tiramos da panela e evitar que eles fiquem molengas.

Eu selecionei estas receitas que achei bem interessantes e faria (faço) aqui em casa. Mas você pode achar muitas outras no santo Pinterest. Se fizer, publica uma foto no Instagram com a hashtag #ladybusybee! Espero que tenham gostado e que vocês de fato façam o teste. Acho os gringos muito inteligentes ao usarem o abacate ou o avocado em receitas salgados. Ele é tão nutritivo, que merece ser protagonista de outros pratos!

Note for the bloggers which recipes I am sharing: Your recipes and pictures are linked to your blogs, but if you do not want them shared in here, please contact us.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s